Senado recebe integrantes da Academia Goiana de Letras



Por iniciativa do senador Mauro Miranda (PMDB-GO), o Senado recebeu nesta quarta-feira (dia 7) integrantes da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás como parte das homenagens prestadas ao Dia Internacional da Mulher, que se celebra nesta quinta-feira, dia 8 de março.

A presidente da Academia, a escritora Ana Braga, explicou que a fundação da instituição, no dia 9 de novembro de 1969, aberta exclusivamente às mulheres das letras e artes de Goiás, representou uma iniciativa de lutar contra a opressão que sofriam, na época, as escritoras e artistas na sociedade goiana, onde o pensamento dominante era limitar a atuação da mulher ao lar e à família.

Para ampliar sua atuação, a Academia obteve, recentemente, do governador de Goiás, Marconi Perillo, a promessa de uma sede própria. Aproveitando sua vinda a Brasília, as integrantes da Academia tiveram uma audiência com o ministro da Cultura, Francisco Weffort, que assumiu o compromisso de destinar recursos no valor de R$ 70 mil para reforma e aquisição de equipamentos para a futura sede da Academia Feminina.

Mauro Miranda e a sua esposa, Regina Soares, reuniram cinco senadores e dois deputados federais em seu apartamento para recepcionar as integrantes da Academia Feminina de Artes e Letras do Estado de Goiás. Estiveram presentes os senadores Iris Rezende (PMDB-GO), Maguito Vilela (PMDB-GO), Marluce Pinto (PMDB-RR), Emilia Fernandes (sem partido-RS) e Maria do Carmo (PFL-SE), os deputados federais Barbosa Neto e Euler Morais e o secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, José Luiz Naves.

07/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governador recebe integrantes da Academia Paulista de Letras

Agaciel recebe homenagem da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras

Academia Brasileira de Letras, a "Casa de Machado"

Academia Mineira de Letras homenageia Sarney

RONALDO TEM HOMENAGEM DA ACADEMIA DE LETRAS DE TAGUATINGA

Marco Lucchesi é eleito membro da Academia Brasileira de Letras