Senado recebe medida provisória que amplia crédito do BNDES e altera regras do Minha Casa, Minha Vida
O Senado recebeu nesta quinta-feira (21) o projeto de lei de conversão (PLV) 15/2012, referente à medida provisória (MP) 561/2012. A senadora Ana Amélia (PP-RS), que presidia a sessão, informou que a validade da MP foi prorrogada até o dia 5 de julho. A matéria, aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 19, está incluída na ordem do dia do Senado da próxima terça-feira (26).
A MP amplia o limite total de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para capital de giro de empresas, cooperativas e produtores rurais de áreas atingidas por desastres naturais com decretos de calamidade reconhecidos desde 2010. O valor para esse tipo de crédito agora pode chegar a R$ 2 bilhões.
Minha Casa, Minha Vida
A medida também transfere a propriedade de imóveis financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida para a mulher, em caso de separação. A prioridade para a mulher no programa habitacional vale apenas para imóveis comprados durante o casamento ou união estável.
O ofício enviado ao Congresso Nacional registra que essa medida sinaliza a importância que o governo tem dado à mulher nos programas sociais. O documento também informa que quase metade (47%) dos contratos da primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida foram assinados por mulheres. No caso de o casal ter filhos e de o pai ficar com a guarda deles após a separação, o imóvel ficará com o homem.
O texto ainda trata do parcelamento de dívidas de estados e municípios relativas ao PIS/Pasep e do registro de imóveis urbanos por parte da União.
21/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova medida provisória com novas regras para Minha Casa, Minha Vida
MP com novas regras para programa Minha Casa, Minha Vida tranca pauta do Senado
Minha Casa Minha Vida altera critérios para municípios de até 50 mil habitantes
Gim Argelo saúda medida em favor de conselheiros tutelares e melhorias no Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida amplia teto para imóveis
Portaria estabelece novas regras para Minha Casa, Minha Vida