Senado reduz gastos com impressão da ordem do dia e do Diário



A redução de gastos do Senado chegou aos avulsos da ordem do dia e aos Diários do Senado e do Congresso Nacional. Segundo a Gráfica do Senado, em 2010 foram impressos 431 mil avulsos da ordem do dia, número que caiu para 285 mil em 2012. Quanto aos Diários, foram 29 mil exemplares impressos em 2010, contra 13 mil no ano passado.

Segundo o diretor da gráfica, Florian Madruga, a redução começou com o advento da Internet, nos anos 90, quando 5 mil Diários eram impressos todos os dias e enviados a assinantes em todo o Brasil. Atualmente, há somente um único assinante externo e 23 exemplares entregues a alguns gabinetes de senadores.

- A explicação lógica é a modernização do Senado e a eficiência dos seus órgãos internos – garante ele.

Ordem do Dia

A secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, disse que a redução deve continuar, na medida em que se modifica a cultura nas diversas áreas do Senado.

- Alguns setores da Casa já não requisitam mais a ordem do dia impressa. A nossa intenção é, aos poucos, criar essa cultura em outros setores também e, assim, reduzir mais ainda a tiragem diária – afirma Claudia.

Antes de setembro, eram impressas, de segunda à sexta-feira, 1,4 mil ordens do dia do Senado e outras 1,1 mil do Congresso. Esse número caiu para 960 ordens do dia do Senado e 900 do Congresso, e, segundo Claudia Lyra, a ideia é, aos poucos, reduzir cada vez mais.

Diário

A SGM também vem se esforçando para reduzir os gastos com a impressão do Diário do Senado, que tem cerca de 260 páginas, e do Congresso, com média diária de 400 páginas. Segundo o diretor da Secretaria de Registros Legislativos de Plenários e de Elaboração de Diários, Rogério de Castro Pastori, os diários estão ainda passando por um processo de modernização, com mudança do layout externo e interno, da tipologia e até melhor aproveitamento das folhas, no corte.

- Além de gerar economia de papel, a leitura dos Diários ficará mais agradável com a modernização que estamos em fase já de conclusão – destacou Rogério.



07/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado reduz gastos de custeio

Senado reduz em 17% gastos com combustíveis, informa Diretoria Geral

SENADO VOTA QUARTA-FEIRA PROPOSTA QUE REDUZ GASTOS DAS CÂMARAS DE VEREADORES

Diário Oficial publica decreto que reduz alíquota da Cide

Ministério da Saúde reduz gastos com as compras de medicamentos

Mesa reduz gastos com passagens aéreas de senadores