Senado sedia 6º Encontro Verde das Américas



Discutir alternativas para o desenvolvimento sustentável, a conservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais. Esse é o objetivo do 6º Encontro Verde das Américas, que está sendo realizado no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. A conferência, que se iniciou nesta terça-feira (30) e se estende até quinta-feira (1º), também conhecida como Greenmeeting, é organizada pela ONG ambientalista Palíber, com sede em Brasília. Participam do evento autoridades em ecologia, embaixadores e parlamentares.

A abertura do primeiro dia do evento foi marcada pela entrega do Prêmio Verde das Américas 2006 para nove áreas. Criado em 2002, o prêmio possui 12 categorias e busca homenagear pessoas ou instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e a preservação ambiental do planeta. Entre os ganhadores deste ano estavam a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), na categoria "Direito Ambiental", e o reitor da Universidade de Brasília, Timothy Mulholland, na categoria "Educação Ambiental e Pesquisa".

A conferência seguiu com palestra do deputado federal Ney Lopes sobre o papel do parlamento latino-americano na preservação ambiental do hemisfério. Em seguida, a embaixadorada Suécia, Margareta Winbert, discursou sobre o compromisso da Suécia com o meio ambiente. Logo após, o chefe da divisão de meio ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Bernardo Velloso, proferiu palestra sobre o tema O Meio Ambiente na Agenda Externa Brasileira. Um debate entre os palestrantes e alguns convidados com a platéia marcou o fim da manhã, que teve como presidente da mesa o deputado federal Sarney Filho.

A secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) presidiu a mesa da tarde, que iniciou com uma conferência sobre a gestão sócio-ambiental da Amazônia, proferida pelos embaixadores da Colômbia, Mario Cano, da Venezuela, Julio Montoya, e do Equador, Eduardo Mora-Anda. Após isso, o embaixador do Marrocos, Farida Jaidi, abordou as ações para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no Reino de Marrocos. Friedrich Kunow, embaixador da Alemanha, seguiu com a palestra O compromisso da Alemanha com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável do Planeta.

O coordenador de ciências e meio ambiente da Unesco, Celso Salatino, fechou as palestra do dia com uma apresentação comentada de slides sobre o 2º relatório das Nações Unidas sobre o desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Planeta, denominado Água, uma Responsabilidade Compartilhada. A seguir houve debate com participação da platéia.

As atividades de quarta-feira (31) serão marcadas pela palestra do doutor em energia renovável Stefan Krauter e pela apresentação de Maria das Graças Marçal sobre reciclagem. Já na quinta-feira (1º), a palestra do deputado federal Leonardo Mattos sobre a transposição do rio São Francisco garantirá muita reflexão. As inscrições para o 6º Encontro Verde das Américas ainda podem ser feitas no site www.greenmeeting.org . A inscrição é gratuita.

30/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Encerrado o 6º Encontro Verde das Américas

Brasília recebe 11ª edição de Encontro Verde das Américas

6º Encontro Verde das Américas debate fontes renováveis de energia

Shopping de Brasília sedia exposição do programa Senado Verde

Senado sedia encontro sobre tecnologia da informação

Senado sedia encontro ibero-americano de relações públicas