Senado suspende sessão em homenagem ao senador Jonas Pinheiro
Ao abrir a sessão plenária desta quarta-feira (20), o presidente do Senado, Garibaldi Alves, apresentou requerimento, assinado por outros senadores, de pesar pela morte do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT), ocorrida na noite de terça-feira (19), em Cuiabá. O Senado Federal enviará condolências à família de Jonas Pinheiro e ao estado do Mato Grosso. A seguir, a pedido de Garibaldi Alves, foi observado um minuto de silêncio.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou, da tribuna, que Jonas Pinheiro era um dos parlamentares que mais entendiam de agricultura e pecuária no Congresso.
- Como toda pessoa do meio rural, ele acordava muito cedo e trabalhava muito. Manifesto pesar em nome do estado de São Paulo e dos senadores paulistas Aloizio Mercadante e Romeu Tuma - disse Suplicy.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou a perda do colega, do qual destacou "a humildade e a simplicidade". Em nome do PSDB, Alvaro Dias manifestou solidariedade à família de Jonas Pinheiro e à população do estado do Mato Grosso. O senador disse ainda que o colega era modesto e sempre defendeu a agropecuária brasileira e o Mato grosso "com altivez, dedicação, honestidade e muita competência".
- A morte é inevitável, mas o lamento é absolutamente necessário. Os agricultores brasileiros contavam com ele. Foi uma liderança destacada da agropecuária do país - lamentou.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) considerou que a morte do senador Jonas Pinheiro representa "a perda de um nome extraordinário, que marcou sua passagem no Congresso pela luta em prol da produção nacional". Simon, que é católico, disse que o sofrimento do senador no leito de morte é aceitável para quem crê em outra vida.
Em nome do PTB, o senador Gim A rgelo (PTB-DF) apresentou condolências aos familiares do senador Jonas Pinheiro. Gim Argelo disse que Jonas Pinheiro vivia os problemas da agricultura brasileira, acrescentando que o Senado perdeu um exemplo para todos e, especialmente, para os homens do campo.
O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) manifestou pesar em nome do PSDB e das bancadas do Centro-Oeste e, especialmente, de Goiás, composta ainda pelo senador Demóstenes Torres (DEM) e pela senadora Lúcia Vânia (PSDB).
- Nós da Região Centro-Oeste perdemos um grande defensor da agricultura, da pecuária, do agronegócio, da agroindústria, um conciliador determinado na defesa dos interesses da nossa região e, principalmente, do seu estado. O senador Jonas Pinheiro, com seu jeito humilde, mas muita competência técnica, colaborou muito para que a agricultura e a pesquisa agropecuária pudessem avançar nos últimos anos - afirmou.
Logo após as manifestações dos senadores e a aprovação do requerimento de voto de pesar, o presidente Garibaldi Alves Filho encerrou a sessão logo plenária.
Para Heráclito, setor produtivo fica órfão com morte de Jonas Pinheiro
"O campo brasileiro está de luto", afirmou Kátia Abreu
20/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado realizará sessão especial em homenagem a Jonas Pinheiro
Senado realizará sessão especial em homenagem a Jonas Pinheiro na próxima quinta
Gilberto Goellner presta homenagem ao senador Jonas Pinheiro no primeiro aniversário de sua morte
Começa sessão especial em homenagem a Jonas Pinheiro
Em sessão especial, Senado homenageia Jonas Pinheiro
Senado homenageia Jonas Pinheiro em sessão nesta quinta-feira