Senado unifica identidade visual



Entrou em vigor nesta quinta-feira (18), o Manual de Identidade do Senado, instrumento que unifica a imagem institucional da Casa. Instituído por Ato da Comissão Diretora, o Manual de Identidade do Senado Federal foi desenvolvido pela Subsecretaria de Projetos Especiais (Supres) - área de criação e marketing da Casa - da Secretaria Especial de Comunicação Social.

O desenvolvimento do manual de identidade visual foi um trabalho de cinco meses e envolveu dez servidores. Os primeiros três meses foram despendidos com a realização de uma pesquisa preliminar, em que 27 setores da Casa foram visitados; e com a realização de um benchmarking, em que 37 manuais de identidade visual de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, foram analisados. Entre esses manuais, figuravam o da Câmara dos Deputados, o do governo brasileiro e o do governo do Canadá.

Além de estabelecer cores, proporções, tipografia padrão, área de segurança, entre outros elementos que são fundamentais para a padronização do uso da marca, o manual incorpora a figura do "guardião da marca". Os guardiões serão os profissionais responsáveis, em cada setor, por acompanhar e orientar todos os demais servidores sobre o uso correto da marca.

O Senado convivia, até então, com uma diversidade de marcas de áreas específicas, com diferentes aplicações, o que dificultava a construção de uma uniformidade visual.

Conforme o presidente do Senado, José Sarney, a aprovação do manual representa "um avanço da Casa em busca de sinergia e coesão da identidade visual". Para Elga Lopes, diretora da Supres, "a estratégia de arquitetura de marca proposta pelo manual é uma tendência internacional e evita a diluição da força da identidade por conta do excesso de diferentes marcas em uso por uma instituição".



18/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vai unificar identidade visual

Representantes do setor público debatem no Senado importância da identidade visual

Senado realiza seminário sobre identidade visual no setor público

TV Brasil ganha nova identidade visual

ONU contrata designer para criação de identidade visual

Metrô de São Paulo planeja mudança na identidade visual