Senado viabiliza venda de ações do Banco do Brasil



Por 42 votos a favor, nove contra e uma abstenção, o Senado aprovou nesta terça-feira (19) medida provisória (MP) que permite à União vender as ações que excedam ao mínimo necessário para manter o controle acionário sobre o Banco do Brasil. O objetivo da iniciativa é a reestruturação social do banco e sua inserção no segmento de mercado de valores mobiliários, instituído pela Bovespa. Para a participação nesse mercado, a Bovespa exige o percentual de pelo menos 25% das ações em circulação, razão pela qual o governo teve de fazer essa oferta pública de papéis. A MP agora vai a promulgação.

A União detém 71,8% do capital do Banco do Brasil, sendo titular de 73,2% do capital votante e de 70% do capital preferencial. A MP aprovada agora permite que seja feita oferta pública da ordem de 16,5% do capital total, para que seja atingido o percentual mínimo exigido pela Bovespa. Nessa reestruturação social do Banco do Brasil, os trabalhadores vão poder utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra das ações.

O cronograma proposto pelo governo prevê que a operação seja realizada até o fim do ano. Na exposição de motivos enviada ao Senado, o Executivo diz que os recursos obtidos com essa venda de ações serão integralmente utilizados no abatimento da dívida pública mobiliária federal.

Na deliberação da matéria, depois de lido o texto pelo senador Francelino Pereira (PFL-MG), o senador Tião Viana (PT-AC) pediu verificação de quórum, a fim de impedir sua votação. O senador José Fogaça (PPS-RS) argumentou então que os contratos para alienação dessas ações já estão sendo colocados em oferta, na Internet, pelo Banco do Brasil. Como a venda dessas ações já está em andamento, ele explicou ser fundamental que a MP fosse aprovada, visto já estar gerando efeitos no mundo jurídico. Cinqüenta e três senadores votaram.



19/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino critica venda de ações do Banco do Brasil

Heráclito critica venda do Banco do Estado do Piauí para o Banco do Brasil

Governo põe à venda 17% do Banco do Brasil

SENADO VOTARÁ EM AGOSTO PROIBIÇÃO DE VENDA DAS AÇÕES EXCEDENTES DA PETROBRAS

Associação de Defesa do Consumidor pede que Banco do Brasil seja investigado por venda casada

Investidor pode reservar a partir de agora ações do Banco do Brasil