SENADO VOTA PESAR PELA MORTE DE JOÃO SAAD



O plenário do Senado aprovou nesta segunda feira (dia 11) requerimento dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Lúcio Alcântara (PSDB-CE) solicitando a inserção em ata de voto de profundo pesar pelo falecimento do presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, João Jorge Saad, ocorrido no domingo (dia 10). Conforme o requerimento, também serão apresentadas condolências à família do empresário. .
Simon afirmou que Saad foi um homem sério, lutador e responsável "que jamais usou o poder incomensurável de uma rede de comunicação - maior do que o do Congresso Nacional - que não fosse a favor da verdade e na busca do melhor para o país". O senador lembrou que Saad sempre esteve preocupado com o Brasil e, há alguns anos, achou que o país tinha encontrado o rumo. "Ultimamente não estava tão otimista", disse. .
O senador pelo Rio Grande do Sul lembrou que à época do regime militar a Rede Bandeirantes de Televisão manteve o único programa com liberdade de debate e opinião, o Crítica e Autocrítica, aos domingos. "Sob o patrocínio da Gazeta Mercantil, representava um espaço livre para que alguns contestassem a ditadura e outros defendessem o regime", enfatizou. .
Simon disse que os descendentes de árabes são lutadores, têm garra e vontade de vencer. "Como irmãos de raça, João Saad e eu, agradecemos ao Brasil por ter recebido nossa famílias de braços e corações abertos", disse o senador, para quem os filhos do empresário herdaram seu espírito de luta e seriedade. Ele manifestou sua certeza de que a empresa manterá os mesmo ideais de justiça e verdade que sempre nortearam o trabalho de Saad à frente da Bandeirantes. .
O senador Lúcio Alcântara concordou com as palavras de Simon, lembrando que Saad venceu num mercado difícil, como o das comunicações, enfrentando concorrentes poderosos. "Ele manteve um espaço de liberdade para contestar, mesmo nos momentos mais difíceis da ditadura militar", afirmou. .
Alcântara lembrou que, depois da democratização do país, Saad abriu espaços para o esporte nacional e internacional. "Nos dias de hoje, é a Rede Bandeirantes de Rádio e TV que mais vinculação mantém com o esporte, numa visão de futuro que Saad conduzia com mãos firmes", disse ele.

11/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELA MORTE DO EX-SENADOR JOSÉ SAAD

Aprovado voto de pesar pela morte de João Herculino

João Pedro pede voto de pesar pela morte de diretor de TV

João Luiz registra pesar pela morte de Carrion Júnior

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pela morte do empresário João Milanez

Senado vota pesar por morte de prefeito