Aprovado voto de pesar pela morte de João Herculino
O Plenário aprovou, nesta segunda-feira (5), voto de pesar pela morte do ex-deputado federal e reitor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), João Herculino de Souza Lopes. O voto foi pedido em requerimentos apresentados pelos senadores Paulo Octávio (PFL-DF) e Arthur Virgílio (PSDB-AM).
Paulo Octávio lembrou, em pronunciamento, que 5 mil pessoas compareceram ao velório de João Herculino, no dia anterior. Ressaltou que o homenageado fora vereador e prefeito em Sete Lagoas (MG), deputado estadual e federal, cassado em 1964, em seu segundo mandato, pelo movimento militar. Amigo de Juscelino Kubitschek, dedicava-se, em Brasília, à advocacia, à pecuária e a seu centro de ensino.
João Herculino, afirmou Paulo Octávio, teve nove filhos do primeiro casamento e adotou os dois de suas segundas núpcias, contraídas após viuvez. Faleceu aos 76 anos. O senador lembrou que o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, decretou luto oficial por três dias. Paulo Octávio ainda congratulou-se com a decisão dos familiares de manterem os festejos pelo 35º aniversário do Uniceub, atendendo ao desejo de João Herculino.
Na defesa do requerimento, Arthur Virgílio Neto destacou -a coragem, a honradez e a coerência- do homenageado, contemporâneo de seu pai, Arthur Virgílio, na vida parlamentar. Lembrou o episódio em que João Herculino, em vez de protestar com palavras, atirou o microfone de apartes da Câmara dos Deputados na direção do então presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, que havia acabado de decretar a vacância da Presidência da República quando João Goulart ainda estava no país.
Também apoiaram o voto de pesar os senadores Romero Jucá (PSDB-RR) e Roberto Saturnino (PT-RJ). Na presidência da sessão, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) associou-se à -justa homenagem-.
05/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado voto de pesar pela morte de Arafat
Aprovado voto de pesar pela morte de Didi
Aprovado voto de pesar pela morte de Drummond
Aprovado voto de pesar pela morte de Vilmar Faria
Aprovado voto de pesar pela morte de Synval Guazzelli
Aprovado voto de pesar pela morte do embaixador brasileiro