SENADOR DO PV ASSUME EM SUBSTITUIÇÃO À MARINA SILVA



O senador Júlio Eduardo (PV-AC) tomou posse nesta quarta-feira (dia 11) ocupando a vaga da senadora Marina Silva (PT-AC), licenciada para tratamento de saúde. O parlamentar, primeiro senador do Partido Verde a ocupar uma cadeira no Senado, disse, em seu discurso, que vai centrar sua ação parlamentar, assim como Marina, na defesa das causas ambientais e dos direitos humanos.

- É tarefa especial e comovente substituir a senadora Marina Silva, que orgulha o estado com atuação humana e ética que, no mínimo, deve ser classificada como brilhante e assim é reconhecida no Acre, no país e no mundo - afirmou.

Segundo ele, sua posse faz parte de um processo de convergência de forças com o objetivo de tirar o estado das mãos do tradicionalismo político "que encobertou um dos esquemas mais perversos e truculentos de utilização de mandatos públicos para objetivos anti-sociais que deu ao Acre uma triste fama".

- A parte sadia da comunidade reagiu para mostrar que o Acre é uma fronteira de oportunidades de criação de novos modelos de desenvolvimento, socialmente justos e ambientalmente sustentáveis. A floresta amazônica é referência de vida, de produtividade, de onde, com respeito, poderão ser tiradas melhores condições de crescimento e bem estar para o povo acreano - declarou.

Júlio revelou-se emocionado de estar no Congresso Nacional, instituição que tem o papel de ser a Casa da democracia, "onde o Brasil fala abertamente e onde circulam idéias, conflitos e propostas".

O senador Tião Viana (PT-AC) manifestou, em nome do governo de Jorge Viana, a satisfação de receber Júlio Eduardo no Senado. Para o senador petista, é uma alegria saber da consonância entre o novo senador e a titular do cargo na luta para compatibilizar o desenvolvimento humano com o desenvolvimento sócio-econômico e o equilíbrio ambiental.

- Júlio Eduardo é mais um alicerce da construção desse modelo novo de fazer política no Acre, que pretende chegar a ser tão limpo como a chuva que cai sobre a Amazônia - disse Tião Viana, que destacou o fato de o Ministério da Saúde ter eleito uma maternidade de seu estado como a melhor da Região Norte por dar tratamento humanizado a mulheres, na hora da gestação e do parto, e às crianças, na hora do nascimento.

Para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), é significativo que o primeiro senador do PV venha do Acre e da Região Amazônica, "exatamente a mais verde de todo o Brasil". Apesar da situação que preocupa, pelo fato de Marina estar em licença por motivo de saúde, Suplicy deu as boas-vindas ao colega do Acre, que chega para, como a titular, fazer parte do Bloco de Oposição.

11/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMENDA PROPÕE ELEIÇÃO NA SUBSTITUIÇÃO DE SENADOR

EMENDA PROPÕE ELEIÇÃO NA SUBSTITUIÇÃO DE SENADOR

EMENDA PROPÕE ELEIÇÃO NA SUBSTITUIÇÃO DE SENADOR

EMENDA PROPÕE ELEIÇÃO NA SUBSTITUIÇÃO DE SENADOR

Alberto Silva propõe substituição do Bolsa-Família por programa de biodiesel no semi-árido

Judoca Rafaela Silva assume topo do ranking mundial