Senador propõe anulação de separação judicial



O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) quer alterar um artigo do Código Civil para tornar possível o restabelecimento legal da união conjugal rompida por separação judicial. A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde está sendo relatada pela senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) e será votada em decisão terminativa.

Seja qual for a causa e o modo como ocorrer a separação judicial, João Alberto pretende garantir aos cônjuges o direito de reatar oficialmente, em até três anos, o casamento desfeito. A retomada legal da sociedade conjugal dependeria apenas do envio de requerimento ao juiz que expediu a sentença de separação.

-É interesse do Estado que as uniões matrimoniais mantenham-se como base da família e, por isso, deve-se mesmo permitir o restabelecimento das sociedades conjugais que se mostrem aptas a reconsiderar as razões que a extinguiram-, afirma na justificativa ao projeto. O senador maranhense observa, no entanto, para a necessidade de se fixar um prazo para que essa decisão judicial seja revertida.

Ao determinar que o requerimento de nulidade da separação judicial seja apresentado em até três anos, João Alberto objetiva resguardar os direitos de -terceiros de boa-fé-. A medida beneficiaria, portanto, terceiros lesados ao negociar com pessoas que se declaram oficialmente separadas, mas que se reconciliaram sem informar o fato formalmente à Justiça.

-A sociedade conjugal mantida às ocultas permite que cada um dos ex-cônjuges possa amealhar vantagens ilícitas, carreadas pelo outro integrante da sociedade, e se necessário, defender-se, mediante embargos, nas ações judiciais promovidas por pessoas prejudicadas-, acrescentou.



04/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Separação judicial antes de divórcio poderá ser abolida

Audiência de conciliação pode deixar de ser necessária em separação judicial

Para Demostenes, PEC do Divórcio extingue processos de separação judicial em exame

PMDB pede anulação das eleições para senador no Pará

Anteprojeto propõe prevenção e renegociação judicial do superendividamento

Representante do Ministério da Justiça propõe autorização judicial eletrônica para combate à pedofilia