Senadoras são exemplos de conquistas femininas, diz Valadares



As senadoras brasileiras são exemplos das "árduas conquistas da cidadania feminina", disse nesta quarta-feira (7) o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), durante sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O parlamentar citou em especial a senadora Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE), integrante da bancada de seu partido, que não pôde comparecer por problema de saúde na família, como "uma das grandes lutadoras em defesa da criança e do adolescente".

- A luta política das mulheres busca uma nova etapa de nossa vida, marcada pelo combate à iniqüidade e pelo ataque à escandalosa injustiça social que afeta a esmagadora maioria das mulheres brasileiras - afirmou Valadares.

Após comentar que a presença feminina na política ainda é bastante "rarefeita", o senador lamentou os índices de violência doméstica, que demonstrariam, a seu ver, "o atraso e a barbaridade nas relações de gênero" no país.

Valadares lembrou que o Brasil é o país que mais sofre com a violência doméstica. Uma das conseqüências disso, mencionou, é econômica. A incidência de faltas ao trabalho registrada por estudo do Instituto Patrícia Galvão - uma a cada cinco dias -, está relacionada a problemas de violência em casa, disse o senador.

O parlamentar lembrou, ainda, que o problema não pode ser encarado apenas sob o ponto de vista econômico.

- Estamos falando de gente, não de números frios. O combate à violência doméstica envolve antes de mais nada uma mudança cultural e social, com o objetivo de garantir o respeito à dignidade humana - disse o senador.



07/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindberg destaca conquistas femininas

DEBATE NA TV SENADO RESSALTA CONQUISTAS FEMININAS

Campanha pelo “Dia Internacional da Mulher” destaca conquistas femininas

Para Anibal Diniz, conquistas femininas ainda não se completaram

Farret diz que prévias do PPB são exemplos de democracia

Veja alguns exemplos de direitos e deveres do cidadão