Senadores aprovam auditoria em contratos do BNDES no exterior



O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (9) requerimento (RQS 915/05) de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pedindo a realização de auditoria, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em relação à carteira de financiamentos ao exterior. O senador quer que se investigue especialmente comprovantes de destino dos recursos aplicados e a relevância dos projetos em relação aos interesses nacionais.

Na justificação do requerimento, Alvaro Dias considera suspeito o fato de o governo brasileiro investir bilhões de dólares em países vizinhos quando há inúmeras obras paralisadas no Brasil.

"O presidente Lula tem usado recursos do BNDES para financiar estradas, ferrovias, metrôs, aeroportos nos países vizinhos, ou seja, tudo aquilo que precisa ser feito no Brasil e o governo não faz", diz o senador, em sua justificação.

Alvaro Dias disse desconfiar que esses financiamentos externos concedidos pelo BNDES possam ser a origem dos recursos de caixa 2 do Partido dos Trabalhadores no exterior.



09/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores aprovam MP que prorroga contratos dos Correios

CMA aprova auditoria do TCU em contratos do Senado

Aprovada auditoria do TCU em contratos do Senado

Ministério realiza auditoria em contratos de distritos indígenas

Anvisa vai fazer auditoria em contratos de três empresas farmacêuticas

Efraim se defende e anuncia pedido de auditoria nos contratos do Senado