Senadores assistem à posse de ministros



Sete senadores, de diversos partidos, assistiram nesta sexta-feira (23), no Palácio do Planalto, à posse dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, do Turismo, Marta Suplicy, e das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia. Estavam lá Serys Slhessarenko (PT-MT), Renato Casagrande (PSB-ES), João Ribeiro (PR-TO), Fátima Cleide (PT-RO), João Durval (PDT-BA), Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Na cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicou que a reforma ministerial em curso demorou porque ele se deteve na negociação com os partidos que formam a coalizão do governo. Ele lembrou ter afirmado, no início deste ano, que não precisava mudar ministros porque tinha ganhado a eleição. Afinal, brincou, time que ganha o jogo não precisa mudar jogadores.

Lula explicou, contudo, que a reforma ministerial tornou-se essencial em razão da necessidade de se formar uma sólida sustentação no Congresso.

- Depois das eleições, colocamos em prática uma nova dinâmica para estabelecer a coalizão política que não fosse apenas o imediatismo para sustentação da governabilidade, o imediatismo para aprovação de projeto de lei de interesse do governo - afirmou o presidente.

Bem-humorado, Lula elogiou todos os que tomavam posse, especialmente Walfrido Mares Guia, dizendo ser este o que mais gosta de deputado e senador.

- Ele gosta tanto que eu vou dizer uma coisa: ele chega a tomar café com deputado, a almoçar com deputado e a jantar com deputado. E, se deixar, ele come sobremesa com senador - afirmou o presidente, provocando gargalhadas da platéia.



23/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores assistem a missa de coroação da Virgem de Schoenstatt

Garibaldi participa de posse de ministros do STJ

ACM COMPARECE À POSSE DE NOVOS MINISTROS DO STJ

Renan comparece a posse de ministros

Dilma dá posse a quatro novos ministros

Serra participa da solenidade de posse de ministros do STJ