Senadores brasileiros participam da conferência em Copenhague



A conferência mundial sobre mudanças climáticas ( COP 15 ), que acontece entre 7 e 18 de dezembro na cidade de Copenhague, na Dinamarca, conta com a presença de senadores brasileiros. A participação deles ocorre após o Senado aprovar, há menos de duas semanas, os projetos de lei que criam a Política Nacional sobre Mudança do Clima e o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.

Entre os primeiros senadores que participarão da conferência em Copenhague estão Marina Silva (PV-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, e José Nery (PSOL-PA). Outros senadores devem comparecer a partir do dia 14, como Cristovam Buarque (PDT-DF), Fátima Cleide (PT-RO), Jefferson Praia (PDT-AM), Tião Viana (PT-AC) e Aloizio Mercadante (PT-SP).

A senadora Kátia Abreu (DEMP-TO) também estará na conferência, mas na condição de presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). E ainda há parlamentares que ainda vão decidir se participam ou não do evento.

Ideli Salvatti (PT-SC), presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Senado, teve que cancelar sua ida. De acordo com sua assessoria, ela ficará no Brasil a pedido do presidente da República, para coordenar as votações deste final de ano - especialmente as relativas ao Orçamento.

O governo brasileiro participa da COP 15 após anunciar a meta de reduzir entre 36,1% e 38,9% as emissões de gases causadores do efeito estufa. Esse percentual, no entanto, não será calculado a partir do atual nível de emissão, mas do nível estimado para 2020.

Projetos

O projeto de lei (PLC 283/09) que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima foi aprovado pelo Senado no dia 25 do mês passado. Como a matéria foi alterada pelos senadores, ela terá de ser analisada novamente pela Câmara dos Deputados, onde o texto tramitou como PL 18/07.

Já a proposta (PLC 284/09) que cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, também aprovada pelo Senado no dia 25, manteve o texto proveniente da Câmara (onde tramitou como PL 2.223/07) e irá à sanção do presidente da República.

 

04/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jovens brasileiros participam da 1ª Conferência de Juventude no México

Senadores participam nos Estados Unidos de conferência sobre investimentos em saúde

Senadores participam de XVI Conferência Interparlamentar sobre União Européia e América Latina

Membro do IPCC quer que Brasil defenda 80% de reduções de gases do efeito estufa na conferência de Copenhague

Representantes de 3 mil municípios participam da II Conferência Nacional de Cultura

Trabalhadoras domésticas participam de conferência internacional em Genebra