Senadores celebram premiação de Obama com o Nobel da Paz



Durante a sessão desta sexta-feira (9) e por meio de redes sociais senadores comentaram a escolha do presidente norte-americano, Barack Obama, para o prêmio Nobel da Paz em 2009.

O senador Paulo Paim (PT-RS) foi o primeiro a parabenizar o presidente norte-americano e disse ver, com orgulho, mais este capítulo da história ser escrito.

- Além de termos tido o primeiro presidente negro eleito na maior potência mundial, em menos de um ano ele já representa aquilo que o mundo todo quer: a paz, a conciliação. Isso tem uma enorme simbologia para nós, que combatemos os preconceitos. Nos mostra que os discriminados precisam apenas de espaço para mostrar o quanto podem fazer. Temos certeza de que os tambores que rufaram no dia de sua eleição voltam a rufar hoje - afirmou um emocionado Paim em Plenário.

No Plenário, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse ser preciso reconhecer que Obama está no caminho certo:

- Eu tenho muito carinho por esse homem. Ele mostrou na campanha e está mostrando na presidência sua alma seu sentimento. Venho com muita alegria dizer que o mundo deve festejar. Ele pode ser a diferença no mundo em que estamos vivendo - afirmou.

Na rede social Twitter, por volta das 10h30, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse: "Obama merecia. Pelo efeito de sua eleição, por medidas de desarmamento e pelos programas sociais".

No Twitter, o próprio Obama comentou a premiação, dizendo receber com modéstia (humbled) o prêmio.

Mais tarde no Plenário, o senador Mão Santa (PSC-PI), considerou "um orgulho" a premiação de Obama. Mão Santa discursava sobre a importância dos cidadãos aposentados e lembrou que Barack Obama foi criado pelos avós.

- Vamos dar o direito dos nossos idosos, dos nossos avós, terem a dignidade, a satisfação e a felicidade dos avós de Barack Obama e o direito de os seus netos terem a grandeza de Barack Obama para fazer a grandeza desse País - disse.

O anúncio da premiação foi feito nesta sexta-feira (9), em Oslo, na Noruega, pelo comitê do Nobel. Obama foi escolhido por fazer apelos em favor do desarmamento nuclear e por seu trabalho pela paz mundial.

Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro deste ano e é o primeiro afro-americano a presidir os EUA. Os vencedores do Nobel receberão o equivalente a 1,4 milhão de dólares, a serem entregues no próximo 10 de dezembro.

Da Redação/ Agência Senado



09/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim parabeniza Obama por prêmio Nobel da Paz

Senadores celebram Dia do Corretor de Imóveis

Senadores celebram o Dia da Independência da Bahia

Senadores celebram Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

Senadores celebram Dia Mundial da Ciência pela Paz

Senadores celebram 120 anos da proclamação da República