Senadores chamam secretários de Fazenda para conter 'guerra fiscal'




Preocupados com impactos, na indústria nacional, da política de incentivo à importação adotada por alguns estados, senadores que integram a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) querem discutir o assunto com o Ministério da Fazenda e secretários estaduais da área. A audiência pública será realizada na terça-feira (26).

Autor do requerimento propondo o debate, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) explicou que a audiência pública visa analisar projeto (PRN 72/10) apresentado por ele, que objetiva solucionar os problemas decorrentes da disputa fiscal que se estabeleceu entre os estados e proteger a produção nacional.

- Estamos hoje sofrendo um problema grave de desindustrialização no país, porque estão sendo dados incentivos fiscais a produtos importados em detrimento da produção brasileira - disse Jucá.

Na justificação do texto ele explica que a entrada de mercadorias importadas em um estado gera, para esse estado, uma arrecadação potencial de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). Isso, associado a políticas de incentivos fiscais pelos estados, na chamada "guerra fiscal", faz com que o ICMS seja instrumento para estabelecer vantagens comparativas ao produto importado, em detrimento do produzido no país.

Foram convidados para o debate o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa; o secretário da Fazenda da Bahia e coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Carlos Marques; o secretário da Fazenda do Espírito Santo, Maurício Duque; o secretário da Fazenda de São Paulo, Andrea Calabi; e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade.

TV por assinatura

Na reunião desta terça-feira (19), a CAE também aprovou a realização de audiência pública para discutir projeto (PLC 116/2010) que regulamenta a TV por assinatura. O debate será em conjunto com as comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Educação, Cultura e Esporte (CE); e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Serão convidados os presidentes da Agência Nacional do Cinema (Ancine); da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert); da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra); da Associação Brasileira de TV Por Assinatura; da Associação Brasileira de Telecomunicações; da Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão; e da Associação Brasileira de Programadores de Televisão por Assinatura.

O presidente da CAE, senador Delcídio Amaral (PT-MS), é o autor do requerimento propondo a audiência pública, cuja data ainda será divulgada pela secretaria da comissão.

Censo 2010

Os senadores aprovaram ainda requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), para realização de audiência pública com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, para discutir os resultados do Censo Demográfico 2010. O debate ainda não tem data para ser realizado.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão debate com secretários de Fazenda MP para combater guerra fiscal

Secretários de Fazenda divergem sobre medidas para acabar com guerra fiscal

Secretários de Fazenda debatem guerra fiscal nesta terça-feira

Especialistas discutem regras para conter guerra fiscal

Ministério da Fazenda apresenta proposta do governo para acaba com ‘guerra fiscal’

Fazenda: Secretário diz que somente fim da guerra fiscal permitirá uma verdadeira reforma tributária