Senadores cobram apoio para criação de Estado palestino



Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Hélio Costa (PMDB-MG) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) apelaram aos embaixadores dos Estados Unidos e do Reino Unido, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional , para que os dois países empreendam esforços na criação de um Estado palestino.

- Os palestinos são um povo desesperado, sem qualquer proteção internacional. Eles têm o mesmo direito dos israelenses de constituírem o seu Estado nacional - disse Hélio Costa.

Jereissati cobrou dos diplomatas uma -disposição concreta- da coalizão contra o Iraque de pôr fim às hostilidades no Oriente Médio, incluindo o conflito entre israelenses e palestinos. Ele disse que o atual primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, tem tendências bélicas e, ao mesmo tempo, conta com o apoio dos governos norte-americano e britânico.

O embaixador do Reino Unido, Roger Bone, comprometeu-se, sob a condição de o Estado de Israel estar livre do terror, a lutar por um Estado palestino de acordo com as resoluções da ONU, que estabelecem as fronteiras entre Israel e a Palestina; pelo fim dos assentamentos israelenses nos territórios ocupados; pela proteção e repatriação dos refugiados palestinos e pela criação de uma capital da Palestina em Jerusalém.



03/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito diz que criação do Estado palestino é condição para a paz

Senadores manifestam, em apartes, seu apoio à causa e ao povo palestino

Lafer: Brasil apóia criação de Estado palestino

Senadores cobram apoio federal para fim dos lixões

Teotônio lamenta morte de Arafat e defende criação do Estado palestino

Suplicy pede a FHC que reafirme na ONU discurso sobre a criação do Estado Palestino