Senadores manifestam, em apartes, seu apoio à causa e ao povo palestino



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou estar com o coração amargurado diante das atrocidades que estão acontecendo no Oriente Médio:

- Um exemplo da insensatez que acontece na região me trouxe particular pesar: os militares israelenses destruíram um depósito com 557 toneladas de alimentos destinadas aos campos de refugiados palestinos. A Suécia e outros países da União Européia manifestaram sua indignação e estão exigindo que Israel reponha os alimentos que eles doaram ao povo pobre e sofrido da Palestina.

Para o senador Lúdio Coelho (PSDB-MS), somente a criação de dois Estados trará tranqüilidade ao Oriente Médio. Para o senador, -a família judia merece ter pátria e paz, da mesma forma que a família palestina tem direito à sua soberania e independência-. Ele manifestou sua confiança em resultados concretos para a paz na região, que interessa a toda a humanidade.

O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) defendeu a imediata e efetiva criação do Estado Palestino, cumprindo as resoluções das Nações Unidas.

- Esta será a única maneira de pacificar a região trazendo paz aos dois povos - garantiu.

Segundo Eduardo Suplicy (PT-SP), o Brasil é o melhor exemplo de que todos os povos podem se entender.

- Aqui convivem em paz, árabes, judeus, imigrantes e descendentes de africanos, europeus e latino-americanos. Todos se entendem porque trabalham lado a lado para superar os obstáculos e formar, juntos, o povo brasileiro - disse.

O senador Lindberg Cury (PFL-DF) manifestou sua indignação diante da permanência de colonos e militares israelenses nos territórios de Gaza e Cisjordânia, reconhecidos internacionalmente como pertencentes aos palestinos.

- Este é o último bastião do colonialismo, a última ocupação militar do planeta. Está na hora de o Brasil tomar uma posição mais firme para defender os direitos palestinos à soberania e independência - afirmou.

Para o senador Pedro Simon (PMSB-RS), Israel não teria força para manter a ocupação militar da Palestina, se não contassem com o apoio dos Estados Unidos.

- Não sei se é somente em função do petróleo da região, mas a verdade é que os Estados Unidos dominam o mundo quase inteiro com seus dólares e seu arsenal bélico. Mas não derrotarão o povo palestino para sempre - profetizou.



04/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em apartes, senadores manifestam solidariedade a Flexa Ribeiro e Agripino

Senadores celebram Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

Senadores comemoram Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

Senadores cobram apoio para criação de Estado palestino

Senadores manifestam apoio à PEC da Juventude

Senadores do PT, PR e PP manifestam apoio ao ministro das Cidades