Senadores comemoram, em sessão especial, dia da indústria brasileira
O Senado fará sessão especial na terça-feira (27), às 10h, para comemorar o dia da indústria brasileira, celebrado em 25 de maio, em referência à data de falecimento do engenheiro, industrial, político e historiador brasileiro Roberto Simonsen. O senador João Tenório (PSDB-AL), acompanhado de outros senadores, foi quem teve a iniciativa de apresentar requerimento para a realização da sessão.
Roberto Simonsen, conforme lembrou João Tenório, foi deputado federal e senador por São Paulo, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e, entre outros feitos, ajudou a criar a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 1938.
Para o senador, a homenagem é justa não somente por reverenciar a memória de Simonsen, mas também para reconhecer, na indústria brasileira, "seu compromisso como protagonista no processo de desenvolvimento do país".
- Nos últimos 20 anos, apesar de todas as dificuldades, é imperativo reconhecer a capacidade de adaptação e superação do empresariado brasileiro nos períodos de crise da economia nacional. Se, na adversidade, a indústria soube crescer, não há dúvidas quanto a sua importância neste novo ciclo de estabilidade e crescimento que se consolida no país - afirmou João Tenório.
O atual presidente daConfederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, tem destacado em suas entrevistas e artigos a defesa da reforma tributária e a aprovação dessa matéria pelo Congresso ainda este ano. Em recente solenidade para apresentação da Agenda Legislativa da Indústria-2008, realizada no dia 25 de março, no Congresso, Monteiro Neto disse que, se houver esforço dos parlamentares e ampla mobilização da sociedade, a reforma tributária poderá ser aprovada ainda este ano, mesmo com a realização das eleições municipais, que fará o ano legislativo ficar mais curto.
A Agenda Legislativa da Indústria-2008 (http://www.agendalegislativa.cni.org.br/) - criada em 1996 e renovada a cada ano - revela a posição do setor produtivo sobre 110 proposições que tramitam no Congresso. Os empresários definiram uma pauta mínima, formada pela proposta de emenda à Constituição da reforma tributária e outros 13 projetos de lei, cuja aprovação terá grande efeito sobre o ambiente de negócios e, conseqüentemente, estimulará o crescimento econômico, de acordo com a CNI. Além da proposta de reforma tributária, os projetos prioritários se referem às áreas de meio ambiente, legislação trabalhista, regulação, infra-estrutura, crédito e micro e pequena empresa.
Crescimento
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento acumulado da indústria em 2007 foi de 6%, sendo esse o melhor resultado desde o que foi registrado em 2004, de 8,3%. O resultado de 2007 superou os índices de crescimento do setor em 2006 (2,8%) e 2005 (3,1%), e foi apoiado principalmente no aquecimento da demanda doméstica, em razão da manutenção da expansão do crédito, do aumento da ocupação e da renda e da ampliação dos investimentos.
Veja índices do crescimento dos setores da indústria em 200723/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores comemoram centenário da Cruz Vermelha Brasileira
Senado comemora Dia da Indústria em sessão especial
Senado realiza sessão especial em comemoração ao Dia da Indústria Nacional
Governo dedica atenção especial à indústria brasileira, afirma presidenta Dilma
Indústria aeronáutica brasileira é respeitada em todo o mundo, dizem senadores
Senadores homenageiam Dia do Aviador em sessão especial