Senadores comemoram escolha do Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos em 2016



Senadores comemoraram o anúncio, no início da tarde desta sexta-feira (2), de que a cidade do Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas de 2016. O Rio venceu a disputa com Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (EUA). Ao final, após a eliminação, nas primeiras rodadas de votação, de Chicago e de Tóquio, a Cidade Maravilhosa obteve 66 votos dos delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI), contra 32 de Madri.

VEJA MAIS

Assim que foi anunciada a vitória do Rio, os parlamentares passaram a divulgar várias mensagens pelo Twitter parabenizando a cidade. De São Luís (MA), o presidente do Senado, José Sarney, também comemorou o resultado.

- Foi emocionante. Mas nossos atributos superaram a disputa. A natureza, por exemplo, faz do Rio de Janeiro um dos lugares mais belos do mundo. Mas também ganhamos pela afetividade, hospitalidade e generosidade do carioca e principalmente pela alma do povo brasileiro. Já havia falado quando os analistas estimavam que a disputa estaria entre Chicago e o Rio de que o embate seria entre a Bela e a Fera. Agora posso dizer com imensa alegria que ganhou a Bela. Parabéns ao Rio de janeiro, parabéns ao Brasil - disse Sarney.

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que acompanhou a comitiva brasileira a Copenhague, na Dinamarca, onde o COI se reuniu, disse que a vitória do Rio é uma "conquista".

- Ser escolhido para sediar as olimpíadas faz o Rio de Janeiro resgatar a condição de cidade maravilhosa. O Rio conquista o mundo, para o Rio se voltam agora as atenções do mundo - declarou.

Acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio, Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes e de outros representantes do país, Crivella também aposta no legado a ser deixado pelos jogos olímpicos de 2016.

- A grande herança dessa escolha, além de toda a infra-estrutura que beneficiará a cidade, é a herança imaterial. Sediar os jogos olímpicos vai melhorar a auto-estima do Rio, vai despertar nossos jovens para o fascinante mundo do esporte. E é evidente que isso vai servir também para reduzir a violência. Hoje, a violência afeta muitos jovens. E o esporte é o melhor caminho para integrá-los à sociedade e retirá-los da violência.

Também representante do Rio de Janeiro, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) considerou o anúncio um "marco".

 - É um dia muito importante na história do Rio de Janeiro. É um marco de um processo de transformação que vai se materializar por grandes investimentos , crescimento econômico e maior inserção do Rio de Janeiro no contexto internacional. O Brasil ganhou com o Rio - afirmou.

Outro senador carioca, Paulo Duque (PMDB) disse que o Rio é uma cidade "internacional", que tem grande força espiritual e patriótica, além de representar a síntese da história brasileira. Ele reconheceu que a cidade precisa superar alguns desafios, mas disse que já estão sendo enfrentados. Paulo Duque também fez um apelo para que todos os brasileiros se empenhem pelo sucesso das Olimpíadas de 2016.

Para o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), a Olimpíada no Rio beneficiará a prática do esporte no Brasil, especialmente nas camadas de baixa renda: "Com a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas em 2016, precisamos aproveitar o momento para estruturar um verdadeiro plano de mobilização para o esporte", defendeu o parlamentar pernambucano.

Na opinião do senador, embuido de uma nova mentalidade, o país poderia mobilizar escolas, crianças e adolescentes. "Será uma oportunidade única para despertamos o talento esportivo que possa existir em nossas crianças. Temos a Copa em 2014 e, depois, as Olimpíadas em 2016. Vamos ter uma participação marcante nestes jogos", afirmou.

Da Redação / Agência Senado



02/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acessibilidade para os Jogos Olímpicos de 2016 é prioridade

Jovens atletas treinam para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Comitê Rio 2016 abre novas vagas de estágio para os Jogos Olímpicos

Governo britânico ajuda a organizar serviços de saúde para Jogos Olímpicos de 2016

Rio pode "entrar para ganhar" na disputa pelos Jogos Olímpicos de 2016, diz Orlando Silva

Rio 2016 apresenta avanço na organização dos Jogos Olímpicos