Senadores da CRE querem mais informações para decidir sobre Venezuela no Mercosul



Ao final da exposição dos juristas Celso Lafer e Ives Gandra, os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) retomaram os debates sobre a propriedade de o Brasil aprovar o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Essa foi a terceira audiência pública da comissão sobre o assunto e a tônica dos discursos parlamentares é de que quanto maior o número de informações, mais acertada será a decisão dos senadores.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que tende a aprovar o protocolo, mas que considera importante assimilar mais opiniões de especialistas sobre o assunto. O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) não é contrário a que se ouçam ex-presidentes da República - como sugeriu o senador Arthur Virgílio (PSDB-MA) -, mas enfatizou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é francamente favorável à entrada da Venezuela ao bloco.

Já o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) recomendou cautela e disse que não vê motivos para que o Senado tenha pressa em votar o protocolo. Para ele, não pode haver politização da questão, que, a seu ver, é técnica. O 1º secretário do Senado lembrou, porém, que não se pode esquecer que o Mercosul não envolve somente objetivos de integração econômica, mas também tem intenção e inspiração da preservação democrática na América do Sul.

Também favorável à ampliação da discussão, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) reconheceu a legitimidade das preocupações, mas disse que elas não devem ser excessivas. Na avaliação do senador gaúcho, ainda que se adie a decisão, o Brasil dificilmente poderá negar a entrada da Venezuela no bloco.

Finalmente, o senador Fernando Collor (PTB-AL), que é francamente contrário à medida, afirmou que aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul seria um ato equivocado, por conta das contínuas manifestações anti-democráticas do presidente Venezuelano, Hugo Chávez.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB- MG), que presidiu as cerca quase seis horas de reunião da CRE, encerrou o encontro e agradeceu a participação dos convidados e senadores.

Mais informações a seguir



09/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Solicitadas mais informações para ingresso da Venezuela no Mercosul

Comissão ouvirá prefeito de Caracas dois dias antes de decidir sobre ingresso da Venezuela no Mercosul

Senadores indicados para representar o Brasil no Parlamento do Mercosul querem integração mais ampla

Para Rubens Barbosa, Brasil deve buscar mais informações sobre a Venezuela

Senadores querem informações sobre gastos da Presidência

Senadores elogiam audiências sobre ingresso da Venezuela no Mercosul