Senadores defendem construção de moradias populares



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) defendeu, durante reunião da Subcomissão de Moradia e Desenvolvimento Urbano, nesta terça-feira (21), a construção de casas populares em todas as regiões do país como forma de combater o déficit habitacional brasileiro, que hoje gira em torno de 6,6 milhões de residências. O senador afirmou que "construir moradias dignas para a população é uma obrigação moral de qualquer governo".

O senador Arlindo Porto (PTB-MG) ressaltou que o próximo governo tem o dever de implantar uma política habitacional destinada a atender, principalmente, as famílias mais carentes, além de colocar em prática o Estatuto da Cidade. Arlindo Porto disse que se o pré-candidato do PPS à Presidência da República, Ciro Gomes, for eleito, o déficit habitacional do país deve cair já no primeiro ano de gestão, lembrando que o presidenciável anunciou sua intenção de criar o Ministério do Desenvolvimento Urbano.

O presidente da subcomissão, senador Mauro Miranda (PMDB-GO), defendeu a união de toda a sociedade civil organizada com vistas à construção de moradias para os mais necessitados. "Esse sonho tem que ser possível", disse o senador.

Para a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), o grande número de favelas e invasões nas grandes metrópoles é um dos maiores problemas a serem enfrentados pelos próximos governos. Ela disse esperar que o futuro presidente da República encontre uma solução melhor do que as tentadas até agora. Essa é também a esperança do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que sugeriu como lema para o próximo governo a frase "nenhuma família sem um teto".

O senador Lindberg Cury (PFL-DF) recomendou a revisão imediata e urgente da política tributária como forma de desonerar a cadeia produtiva. Para ele, essa é a única maneira de melhorar a distribuição de renda e o acesso dos carentes aos bens básicos, entre eles, a moradia.

O senador Carlos Patrocínio (PTB-TO), por sua vez, sugeriu que o governo implemente um política de estímulo à inversão do fluxo migratório, em uma tentativa de povoar as cidades menores, do interior do país, e que apresentam uma boa qualidade de vida.



21/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR vota incentivo à construção de moradias populares

Alckmin anuncia a construção de moradias populares em Carapicuíba

SP firma convênio com prefeituras para construção de moradias populares

Estado anuncia R$ 80 milhões para construção de 40 mil moradias populares

Estado assina convênios para construção de moradias populares

(Flash) - Alckmin autoriza construção de moradias populares em Nova Lusitânia