SENADORES DESEJAM QUE GABEIRA POSSA ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS
Vários senadores assinaram hoje (dia 21) ofício dirigido ao presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães, pedindo-lhe que interfira junto ao Congresso americano para que o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) seja autorizado a entrar nos Estados Unidos. O documento, encabeçado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), diz que, há vários anos, Gabeira tenta ir àquele país, sendo-lhe negado o visto no passaporte.
Os senadores pedem então a Antonio Carlos Magalhães que comunique ao presidente do Congresso americano seu desejo de que "esta proibição inadmissível sobre um congressista brasileiro, perfeitamente integrado na vida democrática, seja suspensa para que o deputado Fernando Gabeira possa cumprir sua tarefa nos Estados Unidos, que é a de divulgar a cultura brasileira".
Autor do livro O que é isso, companheiro?, que originou o filme escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar, Gabeira foi convidado pela empresa Miramax para participar do lançamento da produção nos Estados Unidos, no próximo dia 30. Ele apresentou novo pedido de visto à embaixada, mas até agora não obteve resposta. Em 1996, o deputado não obteve visto para visitar a ONU, e no ano passado foi-lhe negado visto para participar de um debate sobre o futuro do Tibet, no Congresso americano.
Conforme o ofício, a embaixada tem negado esse visto porque o deputado, eleito em 1994, participou, em 1969, do seqüestro do embaixador Charles Burke Elbrick. Mas o documento ressalta que, mediante inúmeras manifestações, Gabeira já fez a autocrítica de sua participação na luta armada, tendo sido anistiado por iniciativa do governo brasileiro e do Congresso Nacional. O documento afirma também que o próprio Charles Burke Elbrick manifestou-se a favor dessa anistia.
21/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores participam nos Estados Unidos de conferência sobre investimentos em saúde
Senadores votam indicação de Mauro Vieira para embaixada nos Estados Unidos
SENADORES DEBATEM COM IRAQUIANOS EMBARGO ECONÔMICO IMPOSTO PELOS ESTADOS UNIDOS
Senadores debatem política externa de Estados Unidos, União Europeia e Rússia
Senadores desejam pronta recuperação a Arlindo Chinaglia
Senadores lembram 81 anos de Itamar Franco e desejam breve recuperação ao colega