Senadores devem buscar candidato de consenso, conclama Suplicy



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conclamou todos os senadores a buscarem um candidato de consenso para a Presidência do Senado que possa satisfazer a todos os partidos, sem significar derrota de nenhum. Ele se disse empenhado na procura dessa solução, alertando para o fato de a opinião pública estar acompanhando, com atenção, os desdobramentos da disputa.

Suplicy fez um apelo ao PMDB e ao seu candidato, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), no sentido de buscar uma solução de consenso suprapartidário, afirmando que, no caso de o PMDB apresentar um nome consensual, o candidato das oposições, senador Jefferson Péres (PDT-AM) poderia abrir mão da disputa em favor de uma candidatura única.

O senador ressaltou que o nome de Jader, mesmo com o respaldo de 23 dos 26 senadores do PMDB, não logrou unificar todos os senadores. "Cabe prioritariamente ao PMDB como maior partido da Casa, indicar um nome de consenso", argumentou.

Em aparte, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) anunciou que o PFL decidiu apoiar o nome do senador Arlindo Porto (PTB-MG) para a Presidência da Casa, enfatizando como pontos altos de sua biografia o exercício dos cargos de ministro da Agricultura no governo Fernando Henrique Cardoso e de vice-governador de Minas Gerais.

Suplicy disse que, apesar das qualidades de Arlindo Porto, essa não seria uma solução de consenso que satisfaça ao Bloco Oposição. "Na verdade, o consenso precisa sair de dentro do PMDB", concluiu.

13/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy conclama senadores a aperfeiçoar reformas

PT procura candidato de consenso

Vídeo | Relator ganha mais prazo para buscar consenso sobre ICMS

Marta Suplicy diz que senadores devem zelar pela grandeza do Senado

Jefferson Péres só retira candidatura se PMDB lançar candidato de consenso

Líderes devem buscar entendimento, afirma Paim