Senadores divergem sobre liberação das obras da hidrelétrica de Belo Monte



O Ministério Público do Pará anunciou nesta quinta-feira (27) que deverá pedir na Justiça o cancelamento da licença concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o início das obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

O consórcio Norte Energia, responsável pela construção da hidrelétrica, obteve na quarta-feira (26) uma licença de instalação que lhe permite realizar obras de infraestrutura como estradas e acampamentos. A liberação para a construção da Usina em si ainda está em análise. O MP questiona, no entanto, a base legal para o modelo de licença de instalação.

Em entrevista à Agência Senado, a senadora Marina Silva (PV-AC) disse que, a seu ver, a liberação das obras por etapas foi uma estratégia para "passar por cima dos critérios técnicos". Ela questionou a licença concedida pelo Ibama dias após a exoneração de Abelardo Bayma, presidente do órgão até o dia 12 de janeiro. De acordo com informações da imprensa, Bayma vinha sendo pressionado a liberar as obras, que estão atrasadas.

- É preciso um esforço para a geração de energia no país, mas não sem que se respeitem os critérios técnicos - disse a senadora.

Já o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que presidiu, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), a subcomissão temporária instituída para acompanhar a execução das obras da Usina de Belo Monte, comemorou a decisão do Ibama. Ele disse esperar a liberação definitiva das obras ainda no início de 2011.

- Estaremos atentos, cobrando a execução de todas as exigências ambientais e sociais do consórcio. Que Belo Monte possa ser, ao final, um exemplo de que é possível realizar obras desse porte na Amazônia, desde que priorizadas as questões ambientais e sociais - disse.



27/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começam as obras no primeiro canteiro da Hidrelétrica de Belo Monte

AGU assegura continuidade das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

AGU derruba liminar que impedia instalação do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte

MPF do Pará diz que liberação das obras de Belo Monte pode provocar danos irreversíveis

País envia resposta para críticas da OEA sobre Hidrelétrica de Belo Monte

Canal de TV na Internet esclarece fatos e dúvidas sobre Usina Hidrelétrica de Belo Monte