Senadores e deputados querem aprovar logo fim do voto secreto



Integrantes da Frente Parlamentar Mista pelo Fim do Voto Secreto decidiram, em reunião nesta quarta-feira (19), realizar um esforço de entendimento com os líderes de todos os partidos, bem como com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, com a finalidade de aprovar o mais rápido possível a proposta de emenda à Constituição (PEC 50/06), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que estabelece voto aberto para todas as votações do Congresso Nacional.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou por unanimidade, no início da tarde desta quarta-feira, o voto do relator da PEC, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Os partidos presentes à reunião da CCJ comprometeram-se a levar a matéria à votação em Plenário ainda nesta quarta, como primeiro item da pauta.

Na opinião de Eduardo Suplicy (PT-SP), os parlamentares devem oferecer uma resposta ao anseio da sociedade pelo voto aberto, manifestado após a sessão fechada e com voto secreto que absolveu o presidente do Senado, senador Renan Calheiros, na última quarta-feira (12).

- O compromisso maior de todos nós é com a população, com os nossos eleitores, que desejam muito saber como nós, parlamentares - senadores e deputados federais -votamos - disse.



19/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governadores e parlamentares do Centro-Oeste querem aprovar logo a recriação da Sudeco

Mozarildo diz que Senado agiu corretamente ao aprovar o fim do voto secreto

Biscaia diz que é preciso aprovar fim do voto secreto para viabilizar cassação de mandatos

Rejeitada proposta do voto secreto dos deputados

Deputados estaduais pedem apoio de Jader para acabar com voto secreto

Senadores declaram apoio ao fim do voto secreto