Senadores esperam consenso no Código Florestal



A chegada dos senadores para a leitura do relatório do novo Código Florestal(PLC 30/11), na Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA), foi marcada por manifestações de otimismo com a aprovação da matéria. O relatório, redigido pelo senador Jorge Viana (PT-AC) deverá ser votado pela comissão na próxima quarta-feira (23).

De acordo com o relator, a redação apresentada tenta conciliar pontos divergentes entre ruralistas e ambientalistas, que ficaram fora do projeto na votação realizada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- Eu fiz um trabalho a quatro mãos com o relator do projeto, senador Luís Henrique (PMDB-SC), e o texto que eu vou apresentar é um que parecia impossível. Basta ter bom senso e eu acho que este pode ser o texto do entendimento, disse o senador.

Viana afirmou que, no relatório apresentado, levou em conta as lideranças da Casa e as próprias mudanças defendidas por ele: o estabelecimento de princípios que separam as disposições transitórias das permanentes; a criação de um capítulo exclusivo para a agricultura familiar; e a criação de condições favoráveis aos agricultores e produtores que temem uma legislação ambiental mais rígida.

O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Acir Gurgacz (PDT-RO) se mostrou confiante na votação de quarta-feira e disse esperar que a proposição seja votada ainda nesta semana pelo Plenário.

- Isto acontecendo, eu acredito que a Câmara também vote a proposta na sequência e a presidente Dilma Rousseff poderá sancioná-la até o início de dezembro - afirmou Gurgacz.

O senador Ivo Cassol (PP-RO) também acredita na celeridade da tramitação.

- Os pequenos, médios e grandes produtores do país esperam que esta legislação se defina de vez.



21/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia: Código Florestal é resultado de consenso nacional

Código Florestal está perto do consenso, diz relator

Sem consenso, comissão da MP do Código Florestal suspende reunião

Falta de consenso adia leitura de relatório da MP do Código Florestal

Luiz Henrique, relator da MP do Código Florestal, diz que buscará o consenso

Sarney acredita em consenso para novo Código Florestal