SENADORES FRANCESES SAÍRAM BEM IMPRESSIONADOS COM A CASA
A delegação se interessou em saber o que faz o Senado, quais os avanços tecnológicos utilizados em sua modernização, o que está projetado para ser feito no futuro e como o Parlamento se comunica com o povo. Chefiando funcionários que realizam a atividade-fim da Casa, Raimundo Carreiro mostrou que a Televisão, o Jornal, a Rádio e a Agência Senado são os veículos de integração do senador com a população, havendo ainda o Diário do Senado, que divulga formalmente tudo que é decidido na Casa.
Outra indagação do grupo referia-se ao acesso do parlamentar à sessão plenária sem precisar nela estar presente. O secretário-geral da Mesa explicou que o parlamentar dispõe da Rádio e da TV Senado, que fazem transmissões ao vivo, podendo acessar ainda um sistema fechado de divulgação das ações da Casa - o sistema VIP (Vozes e Imagens dos Plenários).
Carreiro também explicou que qualquer cidadão pode acompanhar a tramitação de uma proposição legislativa no Senado, via Internet, meio pelo qual se pode saber também de tudo que acontece na instituição. A delegação francesa quis saber ainda sobre o financiamento público das campanhas eleitorais e se os candidatos podem receber doações de empresas. Carreiro respondeu que as doações estão disciplinadas na lei eleitoral e que o financiamento público das campanhas é um assunto em debate.
10/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgilio: informação de que dados sobre gastos de FHC saíram da Casa Civil fortalece criação de CPI
Cooperação é tema de visita de senadores franceses
GERALDO MELO RECEBE SENADORES FRANCESES
ANTONIO CARLOS SAÚDA SENADORES FRANCESES
Senadores franceses visitam a Comissão de Relações Exteriores
Comissão de Relações Exteriores recebe visita de senadores franceses