Senadores homenageiam Gilberto Mestrinho



O Senado vai homenagear, em sessão especial marcada para esta terça-feira (27), às 10h, o senador Gilberto Mestrinho, que morreu no dia 19 de julho de 2009. Nascido em 1928 em Manaus (AM), Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo foi senador pelo PMDB do Amazonas por uma legislatura, no período de 1999 a 2007, e, por três vezes consecutivas, presidiu a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

Foi também prefeito de Manaus e, por três vezes, governador do Amazonas. Em sua última tentativa de concorrer a cargo público, em 2006, lançou-se como candidato a reeleição ao Senado pelo PMDB de Amazonas (partido do qual era o presidente estadual), mas ficou em terceiro lugar ao final do pleito.

Mestrinho começou a carreira política na década de 1950 como prefeito de Manaus, época em que os chefes do Executivo municipal eram escolhidos pelos governadores.

Morreu com 81 anos em um hospital de Manaus. Segundo os boletins médicos divulgados à época, Mestrinho teve insuficiência renal crônica e morreu por complicações cardíacas. Meses antes de sua morte, havia retirado um nódulo maligno do pulmão.

A realização da sessão foi solicitada pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Segundo o senador, Mestrinho foi "um político atuante, experiente e objetivo, e ficou conhecido também pela sua humildade".



23/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores se despedem de Gilberto Mestrinho, tido como "um interlocutor estratégico"

SENADORES HOMENAGEIAM CENTENÁRIO DE GILBERTO FREYRE

Morre ex-senador Gilberto Mestrinho, aos 81 anos

Senado lembra atuação de Gilberto Mestrinho

Sarney lamenta morte de Gilberto Mestrinho

Gilberto Mestrinho assume a presidência do Conselho de Ética