Senadores homenageiam o fundador dos Diários Associados



O Plenário do Senado homenageou, nesta quinta-feira (17), a memória do jornalista Assis Chateaubriand pelo transcurso de 40 anos de sua morte. Chatô foi o criador da maior cadeia de comunicação do país, os Diários Associados, e morreu no dia 4 de abril de 1968, por complicações decorrentes de uma trombose. O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, foi o primeiro signatário do requerimento de homenagem e classificou Chateaubriand com o "maior empresário do jornalismo do Brasil de seu tempo".

VEJA MAIS

- Ele construiu um império que chegou a ter 34 jornais, 36 rádios, 18 estações de TV e uma agência de notícias, além das revistas O Cruzeiro, com a maior tiragem da América Latina, e A Cigarra, entre outras, e uma editora - disse.

Para o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), Chatô foi um dos vultos mais fascinantes e polêmicos da história do país. Produzia seus textos em qualquer lugar, inclusive a bordo de aviões de carreira, pois "vivia voando, para cruzar o Brasil de ponto a ponto, onde quer que existisse um Diário Associado". Arthur Virgílio se questionou a respeito do que ele estaria "inventando se vivesse no mundo da Internet", levando-se em conta "que Chatô era um homem que pensava à frente, como pensou à frente ao imaginar, num Brasil ainda pouco evoluído, uma emissora de televisão". O empresário também foi o responsável pela criação do Museu de Arte de São Paulo, acrescentou o parlamentar pelo Amazonas.

Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou o trabalho do empresário para a criação de aeroclubes no país e lembrou a produção de 11.180 artigos por Chatô, a quem considera "um ícone da busca pelo saber". Presente à cerimônia, o presidente da Fundação Assis Chateaubriand, Márcio Cotrim, corrigiu o número de artigos citados por Mão Santa, publicado no livro Chatô, o Rei do Brasil, de Fernando Morais. Na verdade, o empresário publicou 12.215 artigos.

O senador Adelmir Santana (DEM-DF), por sua vez, ressaltou a importância de Chatô para a imprensa brasileira, além de sua grande preocupação com a integração do país e com a preservação da cultura nacional, criando jornais e rádios em praticamente todos os estados brasileiros. Adelmir Santana assinalou também o pioneirismo de Chateaubriand ao implantar a TV comercial no Brasil e elogiou dois importantes jornais dos Diários Associados (hoje Grupo Associados): Estado de Minas e Correio Braziliense.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) também se associou às homenagens. Além de Márcio Cotrim, participou da sessão de homenagem o vice-presidente do Correio Braziliense, Ary Cunha.

Inimigo

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apontou a relevância de Assis Chateaubriand para a história do jornalismo brasileiro, reconhecendo, assim, sua obrigação de elogiar um inimigo de seu tio-avô, o conde Francisco Matarazzo Júnior. Inquilino do lendário industrial paulista, Chateaubriand não gostou de ser cobrado pelo atraso do aluguel de seu escritório, e lançou uma "impiedosa" campanha contra o conde, por meio de seus jornais.

- Mesmo usando palavras de baixo calão, que eu não usaria, houve grande mérito na trajetória de Chateaubriand - admitiu o parlamentar do PT.

Suplicy observou que essas e outras histórias do polêmico jornalista, político e embaixador podem ser lidas no livro Chatô, o Rei do Brasil. O senador por São Paulo recomendou, inclusive, que se leve à frente o projeto de um filme sobre Chateaubriand, de modo que se possa compreender a dimensão da rede jornalística que montou. E arriscou imaginar o que o imigrante nordestino que se tornou um dos jornalistas mais poderosos da História do Brasil pensaria hoje do igualmente nordestino e imigrante Luiz Inácio Lula da Silva.

- Acho que o paraibano Chatô escreveria centenas de artigos sobre o homem que, aos sete anos, saiu do interior de Pernambuco para se tornar um dos maiores líderes sindicais do Brasil e, posteriormente, presidente da República - disse Suplicy.



17/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO CELEBRA DIÁRIOS ASSOCIADOS

SENADO HOMENAGEIA DIÁRIOS ASSOCIADOS

SESSÃO EM HOMENAGEM AOS DIÁRIOS ASSOCIADOS

ARRUDA HOMENAGEIA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS

Memória: Arquivo do Estado recupera fotos do acervo dos Diários Associados

Gerson Camata elogia homenagem dos Diários Associados a Augusto Ruschi