Senadores inauguram TV Senado em canal aberto em Natal



Em cerimônia realizada no auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta quarta-feira (18), o presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho, inaugurou a TV Senado em sinal aberto em Natal (RN), canal 52 UHF. O evento contou com a presença do 1º secretário do Senado, senador Efraim Morais (DEM-PB), dos senadores José Agripino (DEM-RN) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN), e diversas autoridades locais, inclusive o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Nunes Alves.

Ao comemorar a abertura da repetidora em Natal, Garibaldi ressaltou sua importância para o fortalecimento do processo democrático no país.

- As pessoas que assistem aos debates do Senado pela TV costumam nos enviar sugestões, comentários e críticas que acabam aperfeiçoando o trabalho do Legislativo - explicou o presidente do Senado, para quem a exposição das atividades dos senadores acaba por deixá-los mais atentos às comissões e ao Plenário.

Para Garibaldi, é importante que a população fiscalize o trabalho dos senadores que elegeram. Em tom bem-humorado, ele disse que essa fiscalização dos senadores começa em casa, dando como exemplo o seu pai, Garibaldi Alves, presente à solenidade, que costuma acompanhar com detalhes sua atuação, pela TV Senado, dizendo sempre do que gostou e do que não gostou.

- Pela TV Senado, nós podemos melhor prestar contas do nosso mandato - frisou o presidente.

Nessa mesma linha, o senador Efraim Morais destacou o importante papel didático exercido pela TV Senado, ao mostrar para toda a população como funcionam as comissões e o Plenário e qual o papel dos parlamentares.

A senadora Rosalba Ciarlini ressaltou que a TV Senado ajuda no fortalecimento da democracia, em defesa dos interesses da população. Já para José Agripino, ao acompanhar os trabalhos dos senadores, a população tem a oportunidade de elevar seu grau de consciência política.

Todos os senadores procuraram destacar o ineditismo da TV Senado que, para Agripino, foi pioneira em mostrar à sociedade como é por dentro um Poder e como ele atua, criando uma verdadeira "escola" que foi depois seguida por diversas instâncias legislativas e pelo Poder Judiciário. Ele atribuiu esse ineditismo da TV Senado "à coragem do senador José Sarney", que também foi lembrado por Garibaldi e Efraim. Ambos ressaltaram também o esforço de vários servidores da Casa na criação e expansão da TV Senado, entre eles o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia.

A repetidora da TV Senado em Natal é transmitida pelo canal 52, em UHF, e pode ser captada numa área que vai até 60 quilômetros além da cidade. Os transmissores da repetidora foram instalados na TV Universitária. Ao dar as boas vindas à TV Senado, o reitor da UFRN, professor Ivonildo Rêgo, elogiou a programação cultural da emissora. Nessa mesma direção, o prefeito de Natal disse que a programação será, sem dúvida, uma "grande contribuição para o aprimoramento da cidadania" na capital do estado.

A TV Universitária da UFRN (TVU-RN) vai abrigar a retransmissora da TV Senado em suas dependências, compartilhando transmissores e estúdios. Durante a cerimônia de inauguração, os presentes assistiram um trecho do documentário sobre o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo. O documentário faz parte da série Tela Brasil, da TV Senado, e integra as comemorações do Ano Cultural Artur da Távola do Senado Federal. Também participaram da cerimônia o presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, Paulo Roberto Chaves, o presidente do Tribunal de Justiça do estado, Osvaldo Cruz e, representando a governadora Wilma de Faria, o assessor de Comunicação Rubens Lemos.

A TV Senado, desde sua criação, em 1997, pode ser captada em todo o país por usuários de antenas parabólicas e TVs por assinatura, o que resulta em um universo potencial de cerca de 60 milhões de telespectadores. Para atingir o público fora desses segmentos, têm sido instaladas repetidoras em canais abertos nas capitais, em UHF. Já foram instalados oito canais até agora (Salvador, Fortaleza, Manaus, João Pessoa, Recife, dois canais em Brasília, e agora em Natal). Até o final de sua gestão, o presidente Garibaldi pretende instalar também repetidoras da TV Senado em Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC) e Cuiabá (MT).

Em outubro, a Rádio Senado também deve inaugurar, em caráter experimental, uma retransmissora em Natal, a primeira da rádio fora de Brasília. E, até o final do ano, a cidade do Rio de Janeiro também deve inaugurar sua Rádio Senado. Na sexta-feira (19), Garibaldi deve assinar, com o presidente do TJRN, protocolo de intenções com o objetivo de o Senado realizar cursos de aperfeiçoamento e capacitação para os servidores do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.



18/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado, Câmara e Assembleia Legislativa de São Paulo inauguram canal digital

TV Senado opera em canal aberto

TV SENADO INAUGURA HOJE CANAL ABERTO

TV Senado terá canal aberto no Rio de Janeiro

TV Senado inaugura canal aberto em Salvador

TV SENADO INAUGURA CANAL ABERTO NA PRÓXIMA SEMANA