TV Senado opera em canal aberto



Desde o dia 12 de dezembro, a TV Senado transmite sua programação em canal aberto, o 51, para todo o Distrito Federal na faixa de UHF. Cerca de dois milhões de telespectadores passaram a ter acesso às imagens da emissora sem a necessidade de recorrrer a canais a cabo ou antenas parabólicas.

Em etapa posterior, o sinal poderá ser retransmitido para os mais de cinco mil municípios brasileiros. Com esse objetivo estão sendo firmados convênios com câmaras municipais e prefeituras para a instalação de retransmissoras - 500 municípios já demonstraram interesse no serviço. Enquanto os convênios não são assinados, a população das demais regiões terá o sinal analógico de satélite como opção mais econômica para sintonizar a TV Senado. Esse sinal, captado por meio de antena parabólica, está disponível desde o dia 19 de novembro.

A inauguração do canal 51 ocorreu em solenidade realizada na sede do novo transmissor, localizado no quilômetro 0,6 da DF-01 Sul, próximo ao Posto Colorado, acima do Lago Norte. Além de Antonio Carlos, esteve presente o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, que também inaugurou a transmissão em sinal aberto da TV Câmara para o Distrito Federal, por meio do canal 27.

A sintonia do canal 51 ocorre de forma automática, exceto para os aparelhos muito antigos, que exigirão a instalação de um sintonizador de UHF. O transmissor da TV Senado, que tem potência de 160 quilowatts, oferecerá imagem e som da melhor qualidade, conforme os técnicos da TV. Eles apenas observam que, como em toda transmissão por sinal aberto, o resultado final fica sujeito à distância entre o aparelho receptor e a torre.

Ao obter do Ministério das Comunicações o sinal aberto para a sua TV, o Senado amplia o acesso dos cidadãos brasileiros às atividades legislativas. Os próximos passos serão a implantação da Universidade do Legislativo, provavelmente até o final deste ano, conforme o segundo secretário do Senado e presidente do Conselho de Supervisão do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), senador Carlos Patrocínio (PFL-TO).

03/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV SENADO INAUGURA HOJE CANAL ABERTO

TV Senado terá canal aberto no Rio de Janeiro

TV Senado inaugura canal aberto em Salvador

Senadores inauguram TV Senado em canal aberto em Natal

TV SENADO INAUGURA CANAL ABERTO NA PRÓXIMA SEMANA

TV SENADO INAUGURA CANAL ABERTO NA PRÓXIMA SEMANA