Senadores ouvirão presidente e diretores do Banco Central



Nesta terça-feira (27), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública, a partir das 10h, para discutir as metas de inflação, as políticas monetária e cambial e o desempenho do Banco Central no último trimestre de 2006. O presidente da instituição, Henrique Meirelles, é o principal expositor da reunião, mas sete diretores de área do BC também foram convidados. A audiência acontece na sala 19, da Ala Alexandre Costa, no Senado Federal.

Devem comparecer à audiência pública, além de Henrique Meirelles, os seguintes diretores: de Administração, Antonio do Vale (que é também diretor de Liquidações e Desestatização); de Assuntos Internacionais, Paulo da Cunha; de Estudos Especiais, Mário Mesquita; de Fiscalização, Paulo Cavalheiro; de Normas e Organização do Sistema Financeiro, Alexandre Tombini; de Política Econômica, Afonso Bevilacqua; e de Política Monetária, Rodrigo Azevedo.

Presidente do Banco Central desde janeiro de 2003, Henrique Meirelles é goiano de Anápolis e tem 62 anos de idade. Em meados de dezembro do ano passado, Meirelles participou de audiência pública na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), quando prestou esclarecimentos sobre o cumprimento de metas das políticas monetária, creditícia e cambial referentes ao primeiro semestre de 2006.

Na ocasião, o presidente do BC afirmou que a contribuição da autoridade monetária ao propósito do governo - de acelerar o crescimento econômico - é manter a estabilidade dos preços, além de políticas que assegurem o bom funcionamento do mercado de câmbio e o equilíbrio do balanço de pagamentos. Ele disse ser preciso manter a inflação dentro das metas definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Ainda na terça-feira a CAE pode votar a Mensagem nº 1/07, do presidente da República, que encaminha ao Senado Federal a programação monetária para o primeiro trimestre de 2007.



23/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRESIDENTE E DIRETORES DO BANCO CENTRAL PODERÃO TER QUE CUMPRIR "QUARENTENA"

CPI do Banestado ouve diretores do Banco Central

CAE APROVA NOMES DE DIRETORES DO BANCO CENTRAL

Presidente do Banco Central é eleito presidente do Conselho do Banco de Compensações Internacionais

Senado aprova indicação de diretores do Banco Central

Aprovados os três novos diretores do Banco Central