Senadores participam de anúncio de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica



O país vai ganhar até 2014 mais quatro universidades federais, a abertura de 47 novos campi, além de 208 novas unidades dos institutos federais de educação profissional e tecnológica. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (16), durante o evento de lançamento da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior, que teve as presenças do presidente do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, além de senadores e deputados da base do governo.

As novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. O pacote inclui a conclusão, até o fim de 2012, de 88 escolas técnicas iniciadas no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o programa pretende "expandir, interiorizar e democratizar" a oferta de cursos técnicos e de nível superior profissionais no país.

Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff explicou que a criação de novas universidades e centros de educação técnica atende às crescentes demandas por mão de obra qualificada no país.

Em sintonia com a presidente, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comemorou a criação de uma nova universidade no Ceará e assinalou que a medida contribuirá para melhorar a oferta de mão de obra no estado.

- É o degrau que precisamos para um salto também econômico. Hoje, no nosso estado do Ceará temos escassez de mão de obra e estamos precisando buscar profissionais fora do estado - apontou.

A senadora Ana Rita Esgário (PT-ES) também elogiou a terceira fase do programa. Para ela, a medida vai contribuir para reduzir a carência de vagas no ensino profissionalizante e melhorar a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

- Este é um momento grandioso para os jovens brasileiros, porque nunca se construiu tantas escolas profissionalizantes. É uma oportunidade muito grande que nossa juventude está tendo de poder se profissionalizar e de entrar no mercado de trabalho - assinalou.

Durante a cerimônia, Dilma assinou mensagem encaminhando ao Congresso Nacional projeto de lei que cria, no âmbito do Ministério da Educação, cargos para as instituições federais de ensino.

Também participaram da solenidade ministros de estado, governadores, prefeitos e reitores de universidades federais.



16/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro comemora expansão da rede de educação superior e profissional

Para ministro da Educação, expansão da rede federal é projeto estratégico

MEC quer melhorar a qualidade da Rede Federal de Educação Profissional

Congresso saúda centenário da Rede Federal de Educação profissional

Congresso saúda centenário da Rede Federal de Educação profissional

Rede federal de educação profissional terá R$ 150 mi para assistência estudantil em 2011