Senadores participam do Fórum Mundial das Águas



Uma comissão formada por quatro parlamentares vai participar da quinta edição do Fórum Mundial das Águas, que se realiza em Istambul, na Turquia, entre os dias 16 e 22 deste mês. O fórum tem como objetivo buscar soluções sustentáveis para os desafios que o mundo deverá enfrentar dentro de poucos anos no que diz respeito à preservação de mananciais e ao acesso à água.

O fórum é realizado a cada três anos e são esperadas mais de 20 mil pessoas, entre integrantes de organizações e profissionais do setor, ativistas, chefes de estado, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), ministros e outros agentes governamentais. O fórum vai destinar três dias para que parlamentares de todo o mundo discutam e troquem idéias sobre os problemas dos recursos hídricos.

Na programação, estão previstas reuniões sobre assuntos específicos relacionados à questão da água e a apresentações de casos de vários lugares do mundo que conseguiram resolver seus problemas hídricos. Uma feira apresentará tecnologias que podem se tornar soluções para os desafios da distribuição de água no planeta nos próximos anos.

Os senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que foi presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA), e João Pedro (PT-AM) salientaram a importância do encontro como espaço de discussão dos problemas e das soluções na gestão dos recursos hídricos.

Os dois integram a comissão de senadores que irá participar do fórum, juntamente com Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES), este último atual presidente da CMA. O senador César Borges (PR-BA) informou, por meio de sua assessoria, que não viajará, embora seu nome tenha sido indicado inicialmente.

As edições anteriores do Fórum Mundial das Águas ocorreram no Marrocos, em 1997; nos Países Baixos, em 2000; no Japão, em 2003; e no México, em 2006. A Turquia é uma encruzilhada entre os continentes africano, asiático e europeu, um misto de regiões, culturas e civilizações, e sua posição geográfica está em sintonia com o tema do Fórum para este ano: Bridging Divides For Water, algo como "Superando as Divisões da Água".



13/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agência Nacional de Águas participa do 6º Fórum Mundial

Subcomissão do Fórum Mundial das Águas reúne-se nesta quinta-feira

Subcomissão do Fórum Mundial das Águas escolhe Marina Silva como presidente

Rodrigo Rollemberg fala sobre participação do Brasil no Fórum Mundial das Águas

Especialistas da Anvisa participam do Fórum Social Mundial em Porto Alegre

Senadores participam de Fórum sobre Mudanças Climáticas