Senadores pedem maior apoio à Embrapa



Os senadores Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) e Romero Jucá (PSDB-RR), que assinaram pedido para a audiência pública com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, reclamaram da não liberação de recursos para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo Jucá, apenas 3% do orçamento da instituição para 2003 foi liberado até o momento, o que paralisou as pesquisas, causando prejuízos irreversíveis. Já Arthur Virgílio citou denúncias de que pessoas alheias à pesquisa agrícola estejam sendo nomeadas para diretorias da Embrapa.

Segundo o ministro, a Embrapa está orientada para dar prioridade ao desenvolvimento da agricultura familiar. Ele também reclamou das restrições orçamentárias e disse que delegacias regionais do ministério estão sob ameaça de ter telefone e energia elétrica cortados por falta de pagamento.

- O ministro [da Fazenda, Antonio] Palocci tem sido solidário. Acredito que em pouco tempo iremos recuperar essas perdas. A Embrapa é um centro de excelência reconhecido no mundo inteiro - disse o ministro, solicitando que os senadores o ajudem a conseguir a flexibilização dos recursos do ministério que estão contingenciados.

Rodrigues afirmou a Arthur Virgílio que os problemas de colheita e escoamento de soja no Centro-Oeste por conta das fortes chuvas estão sendo superados e que trarão prejuízos insignificantes. Ele também fez uma análise das ações necessárias para apoiar a safra de café, por meio da abertura de crédito para a colheita e da realização de leilão de opções para a comercialização.

Uma câmara setorial sobre o assunto, afirmou Rodrigues, está discutindo uma política de longo prazo para o café nacional. Ele destacou a importância de o país agregar valor à sua produção, afinal, apesar de ser o maior produtor, tem participação de apenas 1% no mercado de café torrado e moído. Por outro lado, informou, a Alemanha, -sem plantar um pé de café-, é responsável por 25% do setor.

Romero Jucá defendeu que o governo brasileiro, por meio do Ministério dos Transportes, dê prioridade à viabilização de uma saída viária para o Pacífico, a fim de beneficiar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste e do Norte. Rodrigues afirmou que o presidente do Peru, Alejandro Toledo, já manifestou seu interesse em apoiar a construção de duas pontes sobre o Rio Acre e trechos de ferrovia para que, finalmente, o sonho de integração latino-americana de Simon Bolívar se transforme em realidade.

Jucá convidou o ministro para visitar Roraima, nova fronteira agrícola que, pelo regime climático e localização geográfica, obtém três safras por ano.



15/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Policiais rodoviários pedem apoio a senadores

Senadores pedem mais apoio ao esporte de base

Senadores pedem apoio do procurador-geral à CPI da Pedofilia

Senadores pedem apoio à pesquisa no Norte e Nordeste

Senadores pedem apoio para que agricultores diminuam uso de agrotóxicos

Senadores por Santa Catarina pedem apoio para suinocultores