Senadores pedem votos de pesar pela morte de Augusto Boal, do artista folclórico Josué Matos Rojas e da matriarca Sivilda Magalhães Duarte
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (11), o senador João Pedro (PT-AM) apresentou à Mesa do Senado requerimento de votos de profundo pesar pelo falecimento do dramaturgo Augusto Boal e do artista folclórico Josué Matos Rojas. Já os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Augusto Botelho (PT-RR) pediram voto de pesar pela morte de Sivilda Magalhães Duarte.
O dramaturgo Augusto Boal faleceu no dia 2 deste mês, no Rio de Janeiro. Ele ficou internacionalmente conhecido por ter criado o chamado Teatro do Oprimido, influenciado pelas ideias educacionais libertárias do pedagogo Paulo Freire. As décadas de atuação com seu teatro por todo o planeta lhe renderam inclusive a indicação para o Prêmio Nobel da Paz em 2008. Seus livros e peças teatrais já foram traduzidos para 20 idiomas.
O outro pedido de voto de pesar feito por João Pedro é pelo falecimento, no domingo (10), do artista Josué Matos Rojas. Assassinado aos 37 anos, Rojas era figura de destaque nas manifestações culturais do boi-bumbá, em Parintins (AM).
Já Mozarildo Cavalvanti e Augusto Botelho (PT-RR) solicitaram voto de profundo pesar pela morte de Sivilda Magalhães Duarte, aos 99 anos, no domingo (10). Mozarildo lembrou que Sivilda, "uma matriarca de 99 anos", foi esposa do primeiro roraimense a ser governador do então território federal do Rio Branco e depois prefeito de Boa Vista, Aquilino da Mota Duarte.
- Uma guerreira, um exemplo de esposa e de política, sempre ao lado do esposo e sempre preocupada com a população mais pobre. Um exemplo para todas as mulheres brasileiras - disse Mozarildo.
11/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado encaminha votos de pesar pela morte de Juraci Magalhães
PLENÁRIO APROVA PESAR PELA MORTE DE ARTISTA PIAUIENSE
ACM pede voto de pesar pela morte de artista plástico baiano
ANTONIO CARLOS MANIFESTA PESAR PELA MORTE DE JUTAHY MAGALHÃES
Gim Argello e Marco Maciel apresentam voto de pesar pela morte do artista plástico
SENADO APRESENTA VOTO DE PESAR PELA MORTE DO ARTISTA MARCO ANTÔNIO VILAÇA