Senado encaminha votos de pesar pela morte de Juraci Magalhães



O Senado encaminhou nesta sexta-feira (6) dois requerimentos de voto de pesar e apresentação de condolências à família do ex-prefeito de Fortaleza (CE) Juraci Magalhães. Um requerimento foi apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e o outro pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Ao ler os requerimentos na presidência da sessão, o senador Mão Santa (PMDB-PI) manifestou apreço e admiração pelo médico cearense, falecido em 21 de janeiro passado devido a um câncer de pulmão contra o qual lutava há mais de uma década.

- Juraci Magalhães era médico dermatologista em Fortaleza, onde eu estudei. Ingressou no PMDB e foi um prefeito extraordinário daquela cidade - declarou Mão Santa.

O senador citou entre as obras deixadas por Juraci Magalhães a recuperação da antiga praça principal, conhecida como Praça do Ferreira, e a construção do Pronto-Socorro Municipal de Fortaleza.

- Quando eu era acadêmico de Medicina, o pronto-socorro era um pequeno imóvel da Assistência Municipal com dois andares, onde fiz estágio. Agora, é um edifício de uns doze andares. Juraci Magalhães inovou e deu, sem dúvida nenhuma, a maior obra médica que serve a Fortaleza, a todo o Ceará e aos estados vizinhos - disse o senador.

Mão Santa contou ter usado o Pronto-Socorro Municipal de Fortaleza, construído por Juraci Magalhães, como modelo para um novo pronto-socorro que criou em Teresina, quando administrou a cidade. Para o senador, com a morte de Juraci Magalhães o Brasil e a ciência médica perdem um exemplo. Mão Santa comentou a importância de médicos que optam por atuar na política.

- Atuam obedientes ao que reza a Organização Mundial de Saúde, que diz que a saúde não é apenas a presença da enfermidade e doença, mas o completo bem-estar físico, social e mental. Nesse sentido, o médico deve combater a miséria e o pauperismo, daí o ingresso de muitos médicos na vida política. Bastaria citar o exemplo maior da vida política do Brasil: Juscelino Kubitschek de Oliveira, que era médico - afirmou.

Juraci Magalhães foi prefeito de Fortaleza três vezes, entre 1990 e 1993 e também entre 1997 e 2005. O ex-prefeito foi filiado ao PMDB, ao PL e, por fim, ao PR.



06/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Juraci Magalhães

Senadores pedem votos de pesar pela morte de Augusto Boal, do artista folclórico Josué Matos Rojas e da matriarca Sivilda Magalhães Duarte

Senado encaminha voto de pesar pela morte de Castro Vieira

SENADO APROVA VOTOS DE PESAR PELA MORTE DE FUNDADOR DO ITA

ANTONIO CARLOS MANIFESTA PESAR PELA MORTE DE JUTAHY MAGALHÃES

Maciel encaminha voto de pesar pela morte de esposa de ex-senador