Senadores prestam homenagem a educador paraibano em comemoração ao Dia do Professor
O Senado comemorou nesta segunda-feira (17), durante o período do expediente da sessão ordinária, o Dia dos Professores, celebrado no último dia 15 de outubro. A homenagem simbólica aos professores foi prestada ao professor paraibano Afonso Pereira, responsável por criar 275 escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante na Paraíba e em, pelo menos, mais cinco estados brasileiros, sem usar recursos públicos.
A iniciativa de homenagear o professor, falecido em 2008, aos 90 anos, foi do senador Wilson Santiago (PMDB-PB). Em seu discurso de abertura, Santiago lembrou a atuação de Afonso Pereira na educação e os projetos importantes que tocou ao longo da vida, como a Fundação Padre Ibiapina, instituição de cunho filantrópico que oferece serviços à comunidade, nas áreas social, educacional e de saúde, o Teatro do Estudante da Paraíba, o Conservatório Paraibano de Música e a Orquestra Sinfônica do estado.
- Não havia um nome melhor para o Senado homenagear nesta data do que a pessoa do professor Afonso Pereira, pelo que fez, pelo que ensinou e, além de tudo, pelo exemplo que deu a todos nós, paraibanos e brasileiros. O professor de fato faz a diferença. O Brasil necessita elevá-lo a seu verdadeiro papel de 'formador de intelectualidade da pátria', como afirmava Rui Barbosa. Não podemos aceitar salários vis, que impedem uma sobrevivência digna do professor brasileiro - defendeu o senador.
Segundo signatário da homenagem desta segunda-feira, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu um Ministério da Educação que cuide apenas da educação básica, para assegurar sua qualidade, e cobrou do Senado a aprovação, em meio à discussão sobre partilha de royalties no país, de seu projeto de lei que destina parte dos recursos oriundos do petróleo para investimentos na educação (PLS 594/2011).
Educação para democracia
O senador Geovani Borges (PMDB-AP) também registrou sua saudação aos professores de todo o país, principalmente os de seu estado, o Amapá, na memória do professor Afonso Pereira. O senador, que lembrou a criação da data comemorativa de 15 de outubro como Dia dos Professores, em 1963, defendeu maior investimento do governo na Educação, como forma de se criar um país mais democrático.
Mesma opinião tiveram a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). A senadora do Rio Grande do Sul elogiou a dedicação dos professores do Brasil e pediu mais valorização para a categoria, com melhores salários e condições mais adequadas para exercer o magistério. Já o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que "sem educação não há país livre, soberano, democrático e independente".
Em homenagem aos professores de seu estado, Sergipe, Valadares destacou ainda a trajetória da educadora Maria Thetis Nunes, primeira sergipana a ingressar em uma faculdade, no curso de Geografia e História da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, e pioneira em vários segmentos relacionados à educação.
Violência contra professores
A importância dos professores como pilares do desenvolvimento do país foi registrada também pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que alertou para os problemas enfrentados pela categoria atualmente no país, que vão desde a baixa remuneração ao aumento da violência em decorrência da função. O senador ressaltou que a maioria dos estados não paga o piso mínimo de R$ 1.090 aos professores e que a categoria reivindica uma lei que garanta sua integridade física dentro das salas de aula. Paim citou pesquisa que constatou que 86% dos professores admitem existir violência no local de trabalho e que 13% deles revelaram já terem sido agredidos.
Presente na sessão, o presidente da Comissão Parlamentar Mista em Defesa do Magistério, deputado federal Wilson Filho (PMDB-PB), saudou a família do professor Afonso Pereira, a quem classificou como "um exemplo de vida" e os parlamentares que dedicam seus mandatos para defender a categoria. Filho do senador Wilson Santiago, Wilson Filho também defendeu que a educação e a valorização dos professores devem ser prioridade para os governantes brasileiros.
Compondo a Mesa da sessão estiveram a viúva do professor, Clemilde Pereira, e a filha de Afonso Pereira, Ana Flávia, ambas professoras. A celebração teve ainda participação do Coral do Senado, regido pela maestrina Glicínia Mendes.
17/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado celebra Dia dos Professores com homenagem a educador paraibano
Senadores prestam homenagem ao PCdoB
Senadores prestam homenagem às mulheres
Senadores prestam homenagem aos professores
Senadores prestam homenagem ao jornal 'O Dia'
Senadores prestam homenagem à Maçonaria