Senadores querem convocar ministro da Saúde
Os senadores Tião Viana (PT-AC) e Paulo Hartung (PSB-ES) apresentaram, nesta quarta-feira (3), requerimento solicitando a convocação do ministro da Saúde, Barjas Negri, para prestar esclarecimentos ao Plenário do Senado sobre a participação de sua pasta na formulação da Política Nacional de Saneamento. O requerimento deverá ser votado ainda pelo Plenário.
Tião Viana citou a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo o qual a porcentagem de domicílios com rede coletora de esgoto no país em 2000 era da ordem de 33%, sendo que, do volume total de detritos coletados, somente cerca de 35% é tratado. Ainda de acordo com o estudo, em aproximadamente 84% dos distritos onde não há tratamento, o esgoto é despejado in natura nos rios, o que compromete a qualidade da água e encarece e dificulta o seu tratamento pré-distribuição.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou o senador, a água é veículo para diversas doenças que matam mais de 3 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, a maioria delas crianças.
O parlamentar disse que estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS) dão conta de que doenças como diarréia, cólera, leptospirose, amebíase, hepatite infecciosa e esquistossomose foram responsáveis, em 2000, por mais de 800 mil internações na rede pública de saúde.
- Diante dessas considerações, é da maior urgência a vinda do ministro para que ele nos esclareça sobre a condução da política de saneamento básico e, em particular, sobre as novas metas, as possibilidades de financiamento e a definição das áreas prioritárias - explicou Tião Viana.
03/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores querem ouvir ministro da Saúde sobre combate a dengue
CFC pode convocar Ministro da Saúde para falar sobre epidemias
Senadores querem explicações de ministro sobre precariedade de rodovias
SENADORES QUEREM OUVIR MINISTRO SOBRE SITUAÇÃO DA REDE TV!
Senadores querem discutir demarcação de terras indígenas com ministro da Justiça
Senadores querem ouvir ministro da Justiça sobre Operação Porto Seguro