Senadores rebatem críticas do governo a projetos que beneficiam os aposentados



As críticas dos ministros da Previdência e Assistência Social, Luiz Marinho, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, à aprovação dos projetos que beneficiam os aposentados provocaram a reação dos senadores, nesta quinta-feira (17), no Plenário e em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O senador Paulo Paim (PT-RS), um dos principais defensores desses projetos, disse em Plenário considerar essas críticas "um desrespeito ao Congresso Nacional".

VEJA MAIS

- Quem quiser atingir o Congresso não vai conseguir, porque foram decisões corretas, acertadas - insistiu Paim.

No começo da semana, o ministro Paulo Bernardo disse que a aprovação desses projetos pela Câmara dos Deputados, onde tramitam agora, seria "irresponsável e insustentável". Já o ministro Luiz Marinho disse, na terça-feira, que essas proposições "são para enganar os aposentados".

Uma das proposições em questão é o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/07, que define a política de reajuste do salário mínimo para os próximos anos e ao qual o Senado acrescentou uma emenda de autoria do senador Paulo Paim estendendo essa política aos benefícios de aposentados e pensionistas. A outra matéria é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 296/03, de autoria de Paim, que extingue o fator previdenciário - um mecanismo que provoca a redução do valor dos benefícios. Os dois projetos foram aprovados no dia 9.

Em Plenário, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) também rebateu as críticas dos dois ministros, chamando-os de "vira-casacas" porque, segundo o senador, "até outro dia, eles defendiam reajustes reais para os aposentados e o fim do fator previdenciário". O senador Flávio Arns (PT-PR) disse que a aprovação dos dois projetos foi "o enfrentamento de uma questão grave e não uma enganação". O senador Mão Santa (PMDB-PI) sugeriu aos ministros que, em vez de criticar os parlamentares, viessem ao Congresso debater o assunto. Já o senador Mário Couto (PSDB-PA) prometeu divulgar por todo o país os nomes dos deputados que votarem contra os projetos.

O assunto também foi debatido durante a reunião da CDH, na manhã desta quinta-feira, da qual participaram representantes das centrais sindicais brasileiras - todas favoráveis aos projetos. Na ocasião, a senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) lamentou as declarações dos ministros e o senador José Nery (PSOL-PA) conclamou as entidades sindicais a se mobilizarem em prol da aprovação das duas proposições na Câmara.



17/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores repudiam na CDH críticas de ministros à aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Senadores fazem vigília em defesa de projetos que beneficiam aposentados

Senadores fazem nova vigília em defesa de projetos que beneficiam aposentados

Senadores propõem diálogo para encontrar saída para projetos que beneficiam aposentados e pensionistas

Projetos beneficiam aposentados e pensionistas

Projetos que beneficiam aposentados em debate na Rádio Senado