Senadores sabatinam indicados à Defensoria e ao TST
O advogado Emmanoel Pereira, designado para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi apontado nesta quarta-feira (18) como um dos nomes mais qualificados das atividades jurídicas do Rio Grande do Norte pelo senador Geraldo Melo (PSDB-RN), no início da sabatina, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Emmanoel e de Anne Elisabeth Nunes de Oliveira, indicada para ser reconduzida ao cargo de Defensor Público-Geral da União.
Os outros dois senadores do Rio Grande do Norte, Fernando Bezerra (PTB) e José Agripino (PFL), também elogiaram Emmanoel. Agripino exaltou ainda a -agilidade e a modernidade de pensamento- de Anne Elisabeth. Romeu Tuma (PFL-SP) elogiou a Defensoria Pública, que, comentou, democratiza o acesso à Justiça, e destacou que Emmanoel manifestou-se sobre os graves problemas que a Justiça trabalhista enfrenta.
Jefferson Péres (PDT-AM) perguntou à defensora se não seria melhor divulgar o trabalho da Defensoria Pública pelos meios de comunicação, e não mediante uma cartilha. Anne Elisabeth esclareceu que a utilização dos meios de comunicação criaria uma demanda que a Defensoria ainda não poderia atender, e informou que a cartilha será destinada às lideranças comunitárias, que orientarão as pessoas a procurar os serviços da instituição.
Péres quis saber de Emmanoel sua posição sobre a súmula vinculante, e ouviu do candidato que, embora tenha um lado negativo, esse instrumento daria mais celeridade aos processos que abarrotam os tribunais superiores.
Ney Suassuna (PMDB-PB) propôs a divulgação dos trabalhos da Defensoria pelo rádio e um sistema de consultas via Internet. E Olivir Gabardo (PSDB-PR) disse esperar um -trabalho notável- de Emmanoel no TST.
18/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores sabatinam juízes indicados ao TST
Comissão de Serviços Públicos sabatinam indicados à Agergs
SENADORES SABATINAM PRESIDENTE DO BC
SENADORES SABATINAM GUSTAVO FRANCO
Senadores sabatinam Luís Roberto Barroso nesta quarta
Senadores sabatinam indicado para direção da Comissão de Valores Mobiliários