Senadores saúdam os dez anos do Programa Interlegis



Os dez anos de criação do Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo foram comemorados nesta quarta-feira (7) em sessão especial no Plenário do Senado, presidida pelo 1º secretário da Casa, Efraim Morais. Integraram a mesa da homenagem o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) José Luiz Lupo; o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia; o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Márcio Sampaio Leão Marques, além do embaixador Edson Duarte Monteiro.

VEJA MAIS

Efraim elogiou a dedicação e o esforço de todos os que contribuíram para a trajetória de sucesso do Interlegis, instituição que, segundo ele, assumiu a difícil tarefa de interligar todas as casas legislativas do país, "dotando o legislativo de condições para apoiar a consolidação da democracia no Brasil". Destacou ainda a importância do apoio prestado pelo BID e a continuidade da parceria na próxima fase do programa, denominada Legislativo Eletrônico, que tem por objetivo "levar a todas as casas legislativas os resultados obtidos até aqui".

Desenvolvido pelo Senado em parceria com o BID, o Interlegis é um programa que tem por objetivo a modernização e a integração do Poder Legislativo nos níveis federal, estadual e municipal, além da promoção de maior transparência e interação com a sociedade. Por meio de novas tecnologias de informação, como Internet e videoconferência, promove a comunicação e a troca de experiências entre as casas legislativas, e entre o Legislativo e o público, ampliando a participação da população no processo legislativo.

O Interlegis provê a infra-estrutura necessária para a interligação das casas legislativas e hoje já conta com a adesão de mais de quatro mil câmaras municipais, que possuem salas de multiuso com equipamentos para videoconferência, microcomputadores e impressoras.O programa oferece ainda serviço de correio eletrônico, possibilitando a comunicação com todos os senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores do país. Também fornece infra-estrutura que torna disponíveis informações em páginas na Internet, faz a distribuição de documentos, tais como discursos, anteprojetos e projetos de lei, e promove treinamentos a distância.

Também discursaram na sessão de homenagem ao Interlegis os senadores Expedito Júnior (PR-RO) e José Nery (PSOL-PA).



07/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim Morais elogia ACM ao registrar os dez anos do Programa Interlegis

Efraim Morais elogia ACM ao registrar os dez anos do Programa Interlegis

SENADORES SAÚDAM ANIVERSÁRIO DE ACM

Senadores saúdam retorno de Zelaya a Honduras

Senadores saúdam Marina Silva por premiação internacional

Senadores saúdam o "renascimento" da Extensão Rural no Brasil