Senadores vão a São Paulo em busca de informações sobre o acidente nas obras do metrô



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) confirmou à Agência Senado que, na próxima segunda-feira (26), às 9h, ele e mais três senadores farão uma visita ao Ministério Público de São Paulo para saber como andam as investigações relativas ao desabamento nas obras da estação Pinheiros, da Linha Amarela do metrô paulista, ocorrido em janeiro último e que provocou a morte de sete pessoas. À tarde, a partir das 16h, a comissão vai reunir-se com representantes do consórcio responsável pela obra, formado por cinco empreiteiras.

Tuma entende ser necessário verificar, em primeiro lugar, se houve negligência quanto à segurança e se as empresas construtoras usaram material não especificado originalmente no projeto com dupla finalidade: a de diminuir o custo da obra e a de concluir os trabalhos com maior rapidez.

Além de Tuma, devem compor a comitiva designada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para acompanhar a apuração do desabamento nas obras do metrô os outros dois senadores que compõem a bancada paulista no Senado - Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy, ambos do PT - além do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

A formação, pela CAE, de um grupo de senadores para acompanhar de perto as investigações do acidente aconteceu em razão de estar tramitando no colegiado o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 4 do metrô paulista, que prevê investimento global da ordem de R$ 3,98 bilhões, sendo 81% a cargo do Tesouro estadual e 19% por conta do parceiro privado responsável pela futura operação da linha. O relator do ofício referente ao projeto é o senador Flexa Ribeiro.

- Estamos trabalhando em respeito aos cidadãos que tiveram seus familiares mortos no acidente e também buscamos clareza na aplicação do dinheiro nas obras do metrô de São Paulo- disse Tuma, ao informar ainda que já pediu ao Banco Central todo o cronograma de liberação de recursos ao consórcio que vem realizando a obra da Linha Amarela.

22/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Metrô: Veja onde obter informações sobre o acidente nas obras do Metrô em Pinheiros

CAE pode receber informações sobre as obras do metrô de São Paulo

Metrô: IPT divulga nota sobre os trabalhos no local do acidente nas obras da Linha 4

Em nota, Metrô esclarece que ainda não existe um laudo oficial sobre o acidente nas obras da Linha 4

Metrô: Localizada sétima vítima do acidente nas obras da Linha 4

Veja a reportagem que explica o acidente do Metrô em São Paulo