Senadores vão debater contratação de trabalhadores temporários no setor rural



A CCJ aprovou requerimento da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para a realização de audiência pública em que os senadores discutirão o PLS 171/04, de autoria do então senador Ramez Tebet, que altera a Lei 6.019/03 para incluir a mão-de-obra rural nas normas que regulamentam o trabalho temporário no Brasil. A legislação atual restringe-se a normatizar essa modalidade de contratação no âmbito urbano. A matéria é relatada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

A relatora protestou contra o que chamou de "preconceito histórico" contra o setor rural, que tem dificuldades na contratação de trabalhadores temporários. O requerimento original previa a participação de representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), da Procuradoria do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), entidade presidida por Kátia Abreu.

A parlamentar apresentou requerimento para a inclusão de representantes do setor agropecuário, que foi aprovado. Também serão convidados representantes da Sociedade Rural Brasileira, da Organização das Cooperativas do Brasil e da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única). A reunião será realizada na próxima quarta-feira, a partir das 9h.

Mais informações a seguir



16/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Contratação de trabalhadores temporários em shopping centers deve crescer 7% este ano

Setor agrícola do Sudeste aumenta contratação de trabalhadores

Gestores do setor de informática promovem workshop para debater contratação no serviço público

Senadores suspendem análise de projeto sobre contratação na área rural

Autorizada contratação de temporários para o Inca

SP autoriza contratação de 20.358 agentes escolares temporários