Senadores voltam a homenagear Mandela na sessão desta sexta-feira




Sessão desta sexta-feira foi totalmente dedicada a Nelson Mandela

VEJA MAIS

Os senadores voltaram a homenagear, nesta sexta-feira (6), o líder sul-africano Nelson Mandela, que faleceu ontem, em Johanesburgo, aos 95 anos; e dedicaram a sessão ao ex-presidente da África do Sul, recordando sua trajetória de luta contra o regime que durante 44 anos, entre 1948 e 1993, segregou negros e brancos naquele país.

Ao abrir a sessão, o senador Paulo Paim (PT-RS) registrou o empenho da Secretaria-Geral  da Mesa, para, seguindo a orientação do presidente Renan Calheiros, destacar no telão existente no plenário uma foto e uma das famosas frases de Mandela, em que ele diz: “Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”. Paim é reconhecido pelos movimentos sociais como um dos parlamentares que mais atua na defesa dos direitos humanos e dos negros, em particular.

Atendendo pedido da senadora Vanessa Grazzitoin (PCdoB-AM), com apoio de Paulo Paim e do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), os senadores observaram um minuto de silêncio em homenagem ao líder sul-africano.

Todos os parlamentares que ocuparam a tribuna durante esta manhã falaram sobre Nelson Mandela, seus princípios, seus pensamentos e sua vida.

O senador Paulo Paim apresentou voto de pesar pela morte de Mandela, mas propôs que o requerimento somente seja votado após a coleta da assinatura de todos os 81 senadores.



06/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores voltam a homenagear João Ribeiro

Aberta a sessão desta sexta-feira

Começa sessão desta sexta-feira

Começa a sessão desta sexta-feira

Começa sessão desta sexta-feira

Aberta a sessão desta sexta-feira