Senadores voltam a homenagear João Ribeiro



Os senadores voltaram a manifestar pesar pela morte do senador João Ribeiro (PR-TO), que morreu no início da tarde desta quarta-feira (18). Durante a sessão do Senado, reiniciada após a sessão solene do Congresso que devolveu simbolicamente o mandato ao ex-presidente João Goulart (1919-1976), os parlamentares se solidarizaram com a família do representante do Tocantins, ressaltando sua atuação no Parlamento e sua luta pela vida.

VEJA MAIS

Ainda na presidência da sessão, Renan Calheiros  – após apresentar ao Plenário um balanço de sua gestão à frente do Senado – reafirmou os termos da nota oficial que divulgou no início da tarde e lembrou a volta de João Ribeiro ao exercício do mandato, após vários meses de tratamento.

Ele contou que esse episódio “encheu a todos de alegria e esperança de que a doença pudesse ser vencida”. Renan Calheiros acrescentou que João Ribeiro voltou a trabalhar com a vontade e dedicação que eram peculiares a ele, “com planos e projetos para o próximo ano, mas que infelizmente não puderam se concretizar”.

– Os cidadãos tocantinenses perdem um representante digno e um defensor incansável. João Ribeiro amava seu estado e trabalhava sem medir esforços por ele, com competência e com muita seriedade. Perde o Tocantins e também nós no Senado federal um companheiro sempre muito colaborativo e sempre agregador - disse Renan Calheiros.

Líder e companheiro

Em seu nome e do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) se solidarizou com a família de João Ribeiro.

– Era um grande líder e sem dúvida deixa uma lacuna muito grande não apenas para o Senado, mas também para o Congresso e o estado do Tocantins. Com certeza fará muita falta entre nós – disse.

O senador Magno Malta (PR-ES) destacou o companheirismo do representante  tocantinense, que foi seu líder partidário. E o senador Gim Argello (PTB-DF) ressaltou a luta de João Ribeiro.

– Foi um lutador pela vida e um grande exemplo a todos nós – frisou.

Retorno e agradecimento

Após afirmar que a morte de João Ribeiro representa uma perda lastimável, o 1º vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), recordou que, em pronunciamento feito no Plenário, o representante do Tocantins agradeceu pela solidariedade dos colegas que torciam pelo seu restabelecimento após dez meses de tratamento.

– Quando recuperou um pouco da força física veio aqui nesta tribuna agradecer o carinho, o apoio de todos nós. Lamentavelmente Deus o recolheu – disse.

Jorge Viana referiu-se ao último pronunciamento de João Ribeiro no Senado, no dia 16 de outubro, quando agradeceu pelo apoio de parlamentares que enviaram votos de pronto restabelecimento. Na ocasião, João Ribeiro citou as visitas que recebeu enquanto estava no Hospital Sírio-Libanês, entre eles o senador José Sarney (PMDB-AP) – na época internado na mesma unidade hospitalar – e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Mais médicos

O pronunciamento daquele dia foi dedicado por João Ribeiro à defesa da aprovação da medida provisória que instituiu o programa Mais Médicos, para dar seu depoimento sobre o período em que 300 médicos cubanos atuaram no Tocantins, levados para o estado pelo governador Siqueira Campos. Essa manifestação foi lembrada, na noite desta quarta-feira pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

– Para mim foi a melhor defesa da medida provisória do Mais Médicos, porque ele, com uma aparência de fragilidade, deu testemunho do que representou a presença dos médicos cubanos e do quanto tinha visto aqueles médicos servirem ao povo lá. João Ribeiro deixa para nós a lembrança do convívio, deixa um ótimo legado para seu povo do Tocantins – declarou Randolfe Rodrigues.

A atuação e reivindicações do parlamentar em favor do Tocantins foi testemunhada ainda pelo senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) ao relatar sua convivência com João Ribeiro quando era assessor parlamentar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

– Quando eu lá estava, ele ia àquele Departamento de Infraestrutura para reivindicar coisas para o seu estado. Era um homem dotado realmente de um espírito republicano e representava com muita dignidade o povo do seu Estado, o povo do Tocantins. Este homem prestou um grande serviço à nação brasileira – afirmou Osvaldo Sobrinho.

Também lamentaram a morte de João Ribeiro os senadores Ivo Cassol ( PP-RO), Anibal Diniz (PT-AC), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Paulo Paim (PT-RS) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Presidente do PR

O presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), também divulgou nota com manifestação de pesar pelo falecimento de seu colega de partido e manifestação de solidariedade à família. “O exemplo de homem público é o maior legado que João Ribeiro deixou para o Partido da República. A integridade e o companheirismo sempre foram suas características mais marcantes e exemplo para todos os que com ele conviveram. Segundo Alfredo Nascimento, João Ribeiro "era político de integridade inquestionável, e agiu ao longo de sua carreira com muita responsabilidade e comprometimento". Na nota, Nascimento afirma ainda que João Ribeiro "fará muita falta para a população do Tocantins e para a política brasileira".



18/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores voltam a homenagear Mandela na sessão desta sexta-feira

João Luiz vai homenagear ex-combatentes da FEB

Senado poderá ter sessão especial para homenagear João Cândido

Senadores vão homenagear os professores

Senadores vão homenagear 50 anos da Revolta dos Posseiros

Senadores voltam a defender recriação da Sudene