Serasa: nível de atividade no comércio tem alta de 1,2% no trimestre



O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio ficou estável no mês de setembro em relação ao mês anterior (agosto), já descontadas as influências sazonais. Apesar da estabilidade, este resultado confirmou que a atividade varejista voltou a se acelerar no terceiro trimestre de 2010, após um segundo trimestre mais fraco, destacaram os economistas da Serasa Experian nesta segunda-feira (4). 

O crescimento acumulado da atividade do comércio no terceiro trimestre de 2010 atingiu 1,2% contra 0,3% registrado no segundo trimestre de 2010. Todavia, este resultado ainda ficou abaixo da expressiva taxa de 2,5%, verificada durante o primeiro trimestre do ano.

O resultado positivo do mês de setembro foi puxado pela alta de 1,0% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,6% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, tendo em vista as condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao adquirir estes produtos. 

Na direção contrária, pesou negativamente, em setembro, o recuo de 1,0% da atividade varejista do setor de veículos, motos e peças - a segunda queda mensal consecutiva - após a forte elevação de 5,0% observada em julho (frente a junho/10, livre das influências sazonais).

Na comparação anual, isto é, contra setembro de 2009, o crescimento de 8,0% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (alta de 17,1%), seguido pelos ramos de móveis, eletroeletrônicos e informática (elevação de 11,8%).


Desempenho de janeiro a setembro 

O varejo como um todo encerrou o período de janeiro a setembro de 2010 com uma expansão de 10,0% frente ao mesmo período de 2009. Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática aparecem na dianteira como líderes da expansão do movimento varejista em 2010, com altas acumuladas de 16,8% e 15,9%, respectivamente. O setor de veículos, motos e peças, com alta de 14,6% também registra desempenho bem favorável no acumulado dos nove primeiros meses de 2010.


Metodologia 

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.


Fonte:
Serasa Experian

 

04/10/2010 16:00


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