SÉRGIO MACHADO: APOIO A AÉCIO DEFINIRÁ POSIÇÃO DO PSDB NO SENADO
Sérgio Machado enfatizou que o PSDB, nas últimas três eleições para as presidências do Senado e da Câmara, "por total desprendimento" não pleiteou nenhum cargo.- Agora, nos últimos anos deste governo, é natural que o PSDB se apresente no direito de postular aos seus aliados o apoio a um companheiro do partido para a presidência de uma das Casas - disse, acrescentando que Aécio Neves acabara de ser indicado pelos deputados tucanos para concorrer à presidência da Câmara.
Sérgio Machado afirmou que o apoio do PSDB será recíproco na medida em que o partido receber o devido suporte à candidatura de Aécio à presidência da Câmara. O senador observou, no entanto, que isto não quer dizer que o PSDB não possa considerar, "se a circunstâncias políticas assim o exigirem", a indicação de um integrante do partido para presidir o Senado.
- Estas são as condições que o PSDB coloca com toda a clareza, como o primeiro passo para a construção de entendimentos que conduzam à escolha dos futuros presidentes das duas Casas, convencido de que esta posição, legítima, não será obstáculo para a continuidade do nosso esforço conjunto na implementação do programa de governo e das propostas que o país reclama - frisou.
O líder dos tucanos no Senado, em seu pronunciamento, salientou que o PSDB entende a disputa pela presidência das duas Casas como uma "questão interna" do partido, e destacou que a decisão não foi tomada em nome do presidente Fernando Henrique Cardoso, nem o compromete. Ele informou ainda que o presidente da República, em diversas ocasiões, manifestou sua opinião de que o assunto é exclusivo do Congresso, cabendo, portando, aos congressistas qualquer decisão.
07/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Machado troca o PSDB pelo PMDB
PSDB definirá seu candidato à presidência do Senado
SÉRGIO MACHADO REAFIRMA APOIO AO AJUSTE ECONÔMICO
SÉRGIO MACHADO: PERÍODO FOI DOS MAIS FÉRTEIS DA HISTÓRIA DO SENADO
SÉRGIO MACHADO: PERÍODO FOI DOS MAIS FÉRTEIS DA HISTÓRIA DO SENADO
SÉRGIO MACHADO: PERÍODO FOI DOS MAIS FÉRTEIS DA HISTÓRIA DO SENADO